Dicas e Curiosidades

ver todos

Falha no Facebook permite que qualquer pessoa exclua suas fotos

Postado em 02/01/2018

Falha no Facebook permite que qualquer pessoa exclua suas fotos

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Imagine a seguinte situação: você posta uma nova foto de perfil no Facebook e, logo, recebe centenas de likes. Só que, no dia seguinte, sem mais nem menos, sua foto desaparece. Graças a uma falha na plataforma social, qualquer pessoa seria capaz de excluir suas fotos.

Descoberta pelo pesquisador iraniano Pouya Darabi, a vulnerabilidade se encontrava no novo recurso do Facebook que permite criar uma enquete com duas opções ilustradas por fotos ou GIFs. Ao criar uma nova pesquisa, qualquer pessoa pode substituir facilmente o ID da imagem (ou a URL do GIF) na solicitação enviada ao servidor do Facebook com a identificação da imagem de qualquer foto na rede de redes sociais.

>> Aproveite e veja o Passo a passo para ajustar suas configurações de segurança e privacidade no Facebook e manter-se protegido

Nisso, as imagens da enquete seriam alteradas pelas fotos carregadas por outro usuário. Aí, quando o autor exclui a enquete, automaticamente as fotos carregadas somem do Facebook.

Falha já foi corrigida

Dois dias depois de Darabi avisar o problema ao Facebook, a plataforma corrigiu o problema e, de quebra, deu uma recompensa de 10 mil dólares ao pesquisador. Esta não é a primeira vez – talvez nem seja a última – que vulnerabilidades foram encontradas na rede social de Mark Zuckerberg.

Em 2015, por exemplo, pesquisadores descobriram bugs que permitiam excluir vídeos, álbuns de fotos e comentários, além de modificar mensagens na plataforma de redes sociais. Todos esses problemas também já foram corrigidos.