Dicas e Curiosidades

ver todos

Fireball: saiba como se proteger desse poderoso adware

Postado em 25/08/2017

Fireball: saiba como se proteger desse poderoso adware

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Se um único anúncio durante a navegação já incomoda, imagine dezenas? E centenas, então! A situação piora muito quando essas propagandas também são maliciosas. E era exatamente isso que estava acontecendo com o Fireball, uma poderosa campanha de adware.

Como muitos serviços que trabalham com anúncios online apenas ganham dinheiro quando o usuário clica na propaganda, algumas empresas ultrapassam o limite do bom senso e espalham anúncios por todas as partes durante a navegação.

De acordo com a empresa de segurança digital Check Point, uma agência de marketing digital chinesa instalou adwares em 250 milhões de computadores com Windows e MacOS, sendo 24 milhões de máquinas brasileiras. De fato, não há limites geográficos para as ameaças virtuais.

Como o Fireball trabalhava

A maneira mais fácil de um adware se instalar em computadores é se associando com outros programas. Funciona assim: criadores de adware pagam desenvolvedores de softwares livres que aceitam a parceria a fim de monetizar seus produtos.

Em outras palavras, enquanto o usuário pensa que está baixando apenas um software, ele também está instalando o Fireball em sua máquina. Para não causar suspeitas imediatas, o adware demora um pouco para trabalhar, mas quando começa...

Além de exibir anúncios indesejados durante toda a navegação e monitorar o comportamento do usuário na internet, o Fireball modifica as configurações do navegador. Basicamente, ele altera a página inicial e o mecanismo de busca para servir aos próprios objetivos: ganhar dinheiro. As autoridades chinesas informam que os criadores do Fireball obtiveram lucro de aproximadamente 12 milhões de dólares.

Para completar, o adware consegue se disfarçar de aplicativo legítimo, enganando muitos softwares de segurança. Isso sem falar que ele é capaz de executar qualquer código malicioso nos computadores infectados.

Proteja-se!

Como você viu acima, por mais que os criadores sejam chineses, milhões de computadores brasileiros foram vítimas dessa campanha maliciosa. Ou seja, qualquer dispositivo conectado à internet vira um alvo de ataques virtuais.

Portanto, proteja seu computador, smartphone e tablet com um antivírus completo e atualizado. O UOL Segurança Digital, por exemplo, identifica, em tempo real, as mais variadas ameaças e as elimina de seu dispositivo. Isso sem falar que ele alerta o usuário, antes do download, quando um software ou aplicativo apresenta riscos.