Dicas e Curiosidades

ver todos

Firefox 52: veja as atualizações de segurança da nova versão do navegador

Postado em 20/04/2017

Firefox 52: veja as atualizações de segurança da nova versão do navegador

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

De acordo com os dados fornecidos pela ferramenta StatCounter, o Firefox é o segundo browser mais usado pelos usuários brasileiros, com 10% de participação em desktop. Se você faz parte dessa turma, já deve atualizar o navegador para a sua versão mais recente. O Firefox 52 está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux.

Lançado no começo de março, o Firefox 52 corrigiu uma série de bugs da versão anterior que deixavam o navegador vulnerável. Além disso, a nova versão implementa medidas que visam a aumentar a segurança e melhorar a experiência do usuário final. Veja, a seguir, quais são elas:

Essa conexão não é segura

Quando os usuários acessam uma página insegura que exige login e senha, o Firefox 52 exibe uma mensagem alertando para que não seja inserida nenhuma informação. Mais do que isso, o navegador desativa o preenchimento automático de login e senha em páginas que não usam o protocolo de segurança HTTPS.

Sem espaço para sites com certificado SSL SHA-1

Assim como outros navegadores, o Firefox deixa de suportar sites com certificado SSL SHA-1. Quando um usuário tentar acessar um site do tipo, ele será redirecionado para uma página de erro.

Essa medida obriga que os desenvolvedores migrem seus sites para o certificado SSL SHA-2, que possui chaves de criptografia muito mais fortes. Segundo a empresa de segurança digital Venafi, 35% dos sites ainda dependem de algoritmos SSL SHA-1.

Remoção de plugins NPAPI

A partir desta versão, o navegador abandona uma série de tecnologias antigas com a remoção de plugins NPAPI. Em outras palavras, Silverlight, Java, Acrobat e similares não serão mais suportados pelo browser. Isso abre espaço para o uso de novas tecnologias, como o HTML 5, que são mais seguras e aumentam a velocidade de navegação do usuário.

Como atualizar seu navegador

Por padrão, o Firefox inicia a atualização automaticamente. No entanto, dependendo das configurações dos usuários, ela deve ser feita manualmente.

Para verificar qual é a versão do seu navegador, vá até a opção “Firefox”, na barra de menus, e selecione “Sobre o Firefox”. Nisso, uma nova janela se abre apontando qual é a versão do seu navegador e, caso seja necessário, há ainda um link para realizar a atualização.