Dicas e Curiosidades

ver todos

Golpe no Mercado Livre engana vendedores da plataforma

Postado em 19/09/2017

Golpe no Mercado Livre engana vendedores da plataforma

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Se você tem o costume de vender produtos pela internet, sua preocupação deve aumentar. Além de tomar cuidado para não expor seus dados pessoais publicamente, é preciso ficar atento aos diversos golpes aplicados nos canais online de compra e venda.

O Mercado Livre é um dos maiores e mais populares canais de compra e venda da internet. Para se ter uma ideia, a plataforma possui mais de 35 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo a própria companhia. Nos últimos anos, houve relatos de inúmeros vendedores que caíram em golpes.

Em primeiro lugar, o criminoso entra em contato com o vendedor dentro da plataforma, na sessão de perguntas e respostas. Lá, ele mostra interesse em um produto que está à venda, normalmente de grande valor, e solicita o e-mail do vendedor para manter contato. Ele alega que está no trabalho e não consegue ficar navegando no site do Mercado Livre. Depois de um tempo, ele desaparece.

>> Aproveite e confira 6 dicas para realizar compras seguras na internet

Como o criminoso já tem o e-mail da vítima e sabe o que ela está vendendo, ele dá sequência ao golpe. Agora, ele encaminha um e-mail falso ao vendedor com a assinatura do Mercado Livre, parabenizando-o pela venda do produto.

À primeira vista, trata-se de um e-mail legítimo, com o mesmo layout e texto usado pelo Mercado Livre. Inclusive, o endereço do destinatário passa um aspecto legítimo: normalmente é uma variação de “sac@pagamentosmercadopago.com”.

Na sequência, um novo e-mail, agora do comprador, chega para a vítima. Nele, o golpista afirma que o pagamento já foi realizado e que precisa do produto com urgência, pois ele vai viajar ou que é um presente de aniversário de um familiar. Ao fazer essa pressão, o criminoso acredita que o vendedor enviará a encomenda antes de conferir o depósito do dinheiro. No fim das contas, a vítima envia o produto e fica sem receber nada.

Como se proteger desse tipo de golpe

Embora o golpe vise a atingir usuários iniciantes, que ainda estão em busca de reputação dentro da plataforma, muitos vendedores experientes chegam a cair no golpe, principalmente pelos e-mails bem desenvolvidos pelos criminosos.

Nesse caso, antes de enviar suas encomendas, é fundamental que você verifique se o dinheiro caiu na sua conta. Aliás, acesse o seu perfil do Mercado Livre, porque lá é informado se a venda, de fato, aconteceu.

Mais do que isso, o ideal é que você respeite as regras do Mercado Livre, ou seja, só negocie com compradores dentro da plataforma. Em outras palavras, não passe seu e-mail pessoal e tampouco seu número de telefone.