Dicas e Curiosidades

ver todos

Alerta: golpe no Uber promete desconto de 100 reais no Carnaval

Postado em 13/02/2017

Alerta: golpe no Uber promete desconto de 100 reais no Carnaval

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Sabendo que muitas empresas aproveitam datas comemorativas para criar promoções, os criminosos digitais desenvolvem ataques de phishing para roubar dados bancários das vítimas. O golpe da vez é prometer desconto de 100 reais nas viagens do Uber durante o Carnaval.

Para conseguir esse crédito, o usuário é obrigado a cadastrar seus dados bancários em uma página supostamente legítima.

Como o Uber envia e-mails para avisar sua base de clientes sobre alguma ação promocional, a mensagem falsa levanta poucas suspeitas. Os links maliciosos foram disparados por e-mail no início deste mês, como você vê na imagem abaixo.

Vale notar que os criminosos capricharam desta vez. Diferentemente do que acontece em golpes do tipo, as mensagens possuem o mesmo formato usado pela empresa, incluindo o logo e as fontes. Assim, o golpe ganha uma aparência legítima, fazendo com que muitos usuários caiam na armadilha e passem suas informações adiante.

Ao clicar no botão “Cadastre-se agora”, a pessoa é redirecionada para uma nova página, como “uberdesconto.com.br”, “ubercupomonline.com.br”, algo nessa linha. Lá, a vítima deve preencher os campos vazios com os dados do cartão de crédito.

Quem completa todas as etapas não ganha nenhum desconto para usar no Uber. Na verdade, está apenas repassando informações do cartão de crédito para que bandidos façam uso dele. Para piorar a situação, caso a vítima ainda não tenha cadastro no aplicativo de transporte particular, ela perde o desconto de 20 reais que a plataforma dá para novos usuários.

Não caia mais em golpes online!

Nesse caso específico, vale lembrar que o Uber nunca solicita um novo cadastro quando realiza uma promoção. Para conseguir um desconto na plataforma, o usuário só precisa inserir o código promocional dentro do próprio aplicativo.

Você também deve suspeitar quando uma empresa pede suas informações de cartão de crédito, principalmente quando esses dados já ficam armazenados na plataforma da empresa.

Mesmo assim, às vezes, é normal ficar inclinado a ganhar um desconto agressivo como esse. Então, se você receber uma mensagem tentadora por e-mail ou pelo WhatsApp, procure os canais oficiais da empresa para saber se essa promoção existe, de fato, antes de inserir seus dados bancários em qualquer página.

Por fim, se você usa o UOL Segurança Digital, o risco de cair em um golpe do tipo é quase nulo. Isso porque o antivírus avisa quando um link é malicioso antes mesmo de você clicar nele.