Dicas e Curiosidades

ver todos

Golpe que promete promoção da Kopenhagen faz mais de 300 mil vítimas

Postado em 07/04/2017

Golpe que promete promoção da Kopenhagen faz mais de 300 mil vítimas

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Com a Páscoa se aproximando, as pessoas estão à procura de ovos de chocolate com preços acessíveis. Sabendo disso, criminosos digitais criaram uma falsa campanha promocional da Kopenhagen que está circulando no WhatsApp. O golpe já fez mais de 300 mil vítimas em apenas 24 horas.

Basicamente, a mensagem pede ao usuário para clicar no link e participar de uma pesquisa e, assim, ganhar um Ovo de Páscoa Língua de Gato de 500g da empresa. Para incentivar os usuários a clicar no link, a mensagem afirma que são apenas 1.000 ovos que a Kopenhagen está dando até o domingo de Páscoa (16/04).

Ao clicar no link malicioso, a vítima é redirecionada para uma página com três perguntas sobre a empresa. Na verdade, trata-se de um golpe que pode contaminar smartphones e computadores com vírus, tornando os dados do usuário vulneráveis.

Como se não bastasse tudo isso, a vítima é incentivada a compartilhar a campanha falsa com dez amigos. Aqui, o objetivo é disseminar o golpe de forma acelerada e atingir o maior número possível de pessoas. Não é por menos que, em poucas horas, centenas de milhares de pessoas receberam o link malicioso.

Em sua própria página oficial no Facebook, a Kopenhagen soltou uma nota alertando seus seguidores sobre o golpe no WhatsApp. Além de não clicar no link, a empresa orientou aos usuários a deletar a mensagem.

Criminosos também criam falsa promoção de O Boticário

A campanha maliciosa da Kopenhagen não foi a primeira nem será a última. Infelizmente, os golpes que oferecem vales-presente falsos são corriqueiros no WhatsApp. Outro exemplo recente é o do suposto cupom de 500 reais em compras nas lojas O Boticário.

Esse golpe segue o mesmo esquema: uma mensagem chega ao WhatsApp com um link malicioso que redireciona a vítima para uma página maliciosa que instala um vírus no smartphone. Segundo a PSafe, 70 mil pessoas caíram no golpe, em seis dias.

Não caia nesse golpe

Como diria o bom e velho ditado popular, quando a esmola é demais, o santo desconfia. Em outras palavras, não acredite em mensagens que chegam do nada oferecendo descontos especiais. Antes de ficar animado com a oferta e clicar logo no link, procure saber, em fontes oficiais, se a promoção em questão realmente existe.

Para ficar imune a esse e outros golpes, o melhor é você instalar um antivírus em seu smartphone, como o UOL Segurança Digital. Compatível com Android, o programa de segurança elimina códigos maliciosos escondidos no aparelho e ainda alerta os usuários quando uma página web é maliciosa ou não. Veja como é fácil instalar o UOL Segurança em seu aparelho Android.