Dicas e Curiosidades

ver todos

Google começa a punir aplicativos que dão recompensas em troca de avaliações positivas

Postado em 16/08/2017

Google começa a punir aplicativos que dão recompensas em troca de avaliações positivas

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Em uma tentativa de acabar com as avaliações falsas em aplicativos da Play Store, o Google começa a punir os desenvolvedores que dão recompensas, como itens pagos, aos usuários em troca de reviews positivos. O objetivo da empresa é expor apenas experiências verdadeiras na loja online.

Essa iniciativa faz sentido, uma vez que aplicativos maliciosos induzem usuários a criar reviews positivos. Com tantas boas avaliações, os apps acabam ficando em evidência na Play Store e, por consequência, são mais baixados. No entanto, mesmo os aplicativos legítimos que adotam essa prática estão sujeitos a punições.

Em resumo, as aplicações que levam os usuários para a página de avaliação logo que eles fazem o download estão violando os termos de uso da loja oficial do Google. Em um primeiro momento, os softwares que se comportarem de modo indevido desaparecem da lista de destaques da Play Store. Caso sejam reincidentes ou maliciosos, serão removidos da loja online.

Normalmente, quando a empresa anuncia alterações nos termos de uso, ela dá um tempo para os desenvolvedores se adaptarem à nova realidade antes de sofrerem alguma punição.

Aqui, vale destacar que o Google ainda permite a exibição de pop-ups pedindo avaliações. Aliás, os desenvolvedores até podem dar vantagens aos usuários em troca de reviews, desde que não os obriguem a dar uma nota positiva ao aplicativo.

O que fazer antes de baixar um app

Muita gente já foi enganada por conta de avaliações falsas. Aqui, a nova medida do Google é positiva. Para não baixar aplicativos maliciosos, recomenda-se ler as reviews de outros usuários, fazer uma pesquisa para saber a idoneidade da empresa por trás da aplicação, além de ficar atento às permissões solicitadas por eles.

Um jeito mais fácil e rápido de descobrir se um aplicativo na Play Store é perigoso ou não está em instalar o UOL Segurança Digital. Antes mesmo de iniciar o download, o antivírus alerta o usuário, caso o aplicativo em questão apresentar algum risco ao aparelho.