Dicas e Curiosidades

ver todos

Instale a nova versão do iOS agora mesmo e deixe seu iPhone seguro

Postado em 26/09/2016

Instale a nova versão do iOS agora mesmo e deixe seu iPhone seguro

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

O que parecia impossível aconteceu: o iPhone tornou-se presa fácil de um poderoso spyware (em bom português, programa espião) graças a um grave problema de vulnerabilidade da versão 9.3.4 do iOS.

Descoberta pela empresa israelense NSO Group, especializada em descobrir falhas em sistemas operacionais móveis e vendê-las para governos, a brecha permite que invasores instalem spywares e, a distância, tenham acesso a todos os dados do aparelho, inclusive a localização aproximada.

O programa espião, que recebeu o nome de Pegasus, consegue agir logo que instalado. Basicamente, ele rouba todos os dados armazenados no aparelho. Além do registro de chamadas telefônicas, SMS e agenda de contatos, o spyware consegue vasculhar as informações contidas em todos os seus aplicativos, de Facebook e Gmail a WhatsApp e Skype. É praticamente a sua vida nas mãos de cibercriminosos.

A falha se tornou pública quando o ativista dos direitos humanos Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes, perseguido pelo governo local, recebeu mensagens com link suspeito. Com isso, pesquisadores da Universidade de Toronto e da empresa de segurança móvel Lookout descobriram que esse link baixava o spyware Pegasus, que explorava três falhas do iOS 9.3.4.

Atualize o dispositivo e mantenha seus dados a salvo

A partir dessa descoberta, os pesquisadores alertaram a Apple. A empresa, por sua vez, em poucos dias, lançou uma nova versão do sistema operacional. Dessa forma, todos os usuários que baixarem a atualização podem manter seus aparelhos seguros contra esse ataque.

Se você batalhou bastante e fez uma economia rígida durante meses para conseguir comprar o seu iPhone, não deixe que todo esse esforço tenha sido em vão. Nesse sentido, você precisa adotar algumas medidas de segurança. Uma delas está na atualização imediata do sistema operacional para a versão mais recente, o iOS 9.3.5. Ah, não se preocupe, esse processo é totalmente gratuito.

Para isso, vá até “Ajustes”. Lá, pressione a opção “Geral” e, em seguida, “Atualização de Software”. Uma mensagem explicativa sobre a versão iOS 9.3.5 vai aparecer na tela. Aqui, você deve pressionar “Transferir e atualizar”. Espere alguns minutos e, pronto, o seu aparelho está protegido contra essa ameaça.