Dicas e Curiosidades

ver todos

Internet banking: celular ou computador, qual a opção mais segura?

Postado em 15/05/2017

Internet banking: celular ou computador, qual a opção mais segura?

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Hoje é possível fazer praticamente qualquer coisa pelo seu computador ou smartphone. Assim, até mesmo os bancos tiveram que se adaptar a essa tendência. Todas as grandes instituições bancárias do Brasil oferecem a possibilidade de fazer diversas operações por meio da internet e, mais recentemente, de aplicativos para celulares.

De acordo com a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), o volume de transações bancárias feitas via celulares e tablets cresceu 138% em 2015. O uso do computador ainda supera o dos aplicativo mobile, mas a tendência é que, cada vez mais, essas duas modalidades de uso estejam integradas.

Mas, será que os acessos ao sistema do seu banco são igualmente seguros e eficientes em ambos os casos? Descubra!

No computador

Por ser um meio de utilização mais antigo, existem muito mais golpes criados para lesar quem utiliza o internet banking no computador. É bem possível que você já tenha recebido um e-mail suspeito afirmando ser do seu banco, ou já tenha ouvido falar que alguém teve as informações roubadas porque colocou os dados em uma página que parecia muito a do banco, mas na verdade não era.

Por isso mesmo, os bancos criam, cada vez mais, camadas de segurança para acessos em desktops. A maioria dos serviços de internet banking utiliza a confirmação de acesso em dois passos, o que quer dizer que, além da senha, é preciso mais um código para realizar as transações. Geralmente, eles são enviado por SMS, e-mail ou gerado no aplicativo do celular. Essa é uma proteção a mais, que a maioria dos aplicativos não tem, já que neles toda a operação é feita no próprio celular. Ponto positivo para o computador!

Usando o desktop ou notebook também é muito mais fácil identificar se o site é confiável ou não. Se aparece um cadeado ao lado da URL e ela começar com HTTPS, é sinal de que o site tem um protocolo de segurança e vai criptografar todas as informações do usuário. No caso do mobile pode ser um pouco mais complicado identificar um aplicativo falso.

No celular

Normalmente, os usuários acessam o sistema do banco por meio do aplicativo mobile que já está instalado no celular. Isso significa que, dificilmente, ele vai correr o risco de clicar em algum link suspeito, ou mesmo acabar caindo em um site falso.

A arquitetura dos aplicativos mobile também é desenvolvida de modo que um app não tenha acesso aos dados de outro aplicativo. Ou seja, no caso do smartphone ter sido invadido por um vírus, isso pode dificultar a captação de dados.

Porém, sempre que for fazer uma transação por meio do seu celular, é preciso tomar muito cuidado com alguns pontos que podem comprometer a segurança da navegação.

Para começar, evite utilizar a internet de redes Wi-Fi públicas, principalmente se elas não tiverem código de segurança. Por incrível que pareça, pode ser mais seguro utilizar dados móveis para acessar o sistema bancário. Isso porque, como a rede 3G é criptografada e a 4G é parcialmente criptografada, é muito mais improvável que elas sofram um ataque. Já os pontos de Wi-Fi são muito mais suscetíveis a uma invasão. Uma pesquisa da Kaspersky Lab identificou que 25% dos pontos Wi-Fi não usam qualquer tipo de criptografia, o que pode colocar os dados que ali transitam em risco.

É preciso, também, tomar cuidado com o aplicativo que você está usando. Antes de baixar, confira quem é o criador do app, o número de downloads e os comentários sobre ele. As lojas de aplicativos oficiais, como a Apple Store e a Google Play, têm filtros de segurança, mas não são raros os casos de apps falsos conseguirem ultrapassar essa barreira.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se que é muito importante ter um antivírus para garantir a sua segurança e das suas informações. O UOL Antivírus protege seu computador, smartphone e tablet para você usar o dispositivo que preferir para acessar sua conta bancária. Não deixe de conhecer!