Dicas e Curiosidades

ver todos

Mais de 68 milhões de usuários Dropbox têm seus dados vazados

Postado em 26/09/2016

Mais de 68 milhões de usuários Dropbox têm seus dados vazados

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Um dos serviços mais populares de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem, o Dropbox foi alvo de um ataque que roubou dados de acesso de 68 milhões de usuários. Ainda que o golpe tenha acontecido apenas em 2012, ele só foi revelado neste ano e pode atingir dois terços dos 100 milhões de pessoas que utilizam o serviço.

O documento com o endereço de e-mail e senha dos 68 milhões de usuários foi descoberto pela empresa de segurança Leakbase. Mais tarde, o pesquisador independente de segurança online confirmou que os dados eram verdadeiros, uma vez que a conta dele e a de sua esposa estavam no meio da lista. A notícia assustou todo mundo, principalmente as empresas que usam o serviço de nuvem para guardar arquivos confidenciais.

Nem tudo está perdido

Após a confirmação do vazamento, o Dropbox enviou, imediatamente, uma notificação aos usuários que ainda não haviam mudado a senha desde 2012. Na mensagem, a recomendação era simples: alterar a senha de acesso, não só do Dropbox, mas também de outros serviços online que tenham a mesma senha.

Mais do que modificar a senha, a empresa sugere aos usuários a ativação da verificação em dois passos. Assim, além da senha, o serviço solicita um código de confirmação que é enviado por e-mail ou por SMS. Assim, mesmo que sua senha esteja acessível na internet, ninguém consegue entrar em sua conta sem o código de confirmação.

Saiba se suas credenciais foram vazadas

Para verificar se as suas credenciais para acessar os serviços online estão disponíveis na internet, basta utilizar o site Have I Been Pwned, uma ferramenta criada por um executivo de segurança da Microsoft. Lá, você informa seu e-mail de login e, em questão de segundos, o site avisa se suas credenciais foram vazadas ou não. Vale a pena testar!