Dicas e Curiosidades

ver todos

Malware Judy já infectou 36,5 milhões de dispositivos Android

Postado em 20/06/2017

Malware Judy já infectou 36,5 milhões de dispositivos Android

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Apesar de ser mais seguro que lojas não oficiais, a Google Play não está imune a pragas virtuais. Por mais que ela use filtros de segurança, alguns aplicativos maliciosos conseguem driblá-los e ficar disponíveis para download aos usuários. Foi exatamente isso o que aconteceu com malware Judy.

Descoberto pela empresa de segurança virtual Check Point, o vírus estava presente em, pelo menos, 41 aplicativos. Tratava-se de games de moda ou de culinária. Ao menos 36,5 milhões de usuários baixaram e chegaram a instalar um dos aplicativos maliciosos, infectando seus dispositivos Android.

Depois de instalados, os arquivos contaminados não necessariamente roubavam dados sensíveis das vítimas. O que eles faziam era produzir grandes quantidades de cliques falsos em propagandas, gerando receita para os criminosos por trás do ataque.

Avaliações positivas

Um fato que chamou a atenção nesse ataque foi a grande quantidade de avaliações positivas nos aplicativos maliciosos. Para os pesquisadores, isso é resultado de manipulação, uma vez que os criminosos digitais conseguem induzir os usuários para que eles deixem classificações positivas sem perceber.

É possível, também, que muitos “robôs” tenham dado uma alta pontuação aos aplicativos maliciosos. Portanto, fique esperto: uma grande reputação não é sinônimo de que determinado aplicativo é seguro ou não.

Android seguro

Uma das maneiras mais comuns de infectar um aparelho Android é por meio de aplicativos maliciosos. Por isso, nós sempre recomendamos baixar aplicativos na Google Play. Como ela usa filtros de segurança, a possibilidade de fazer download de um malware é muito menor – embora ainda exsita – do que em lojas não oficiais.

Nesse sentido, você deve ter outros cuidados na hora de instalar um aplicativo. Além de ler as permissões que ele solicita, procure conhecer a reputação da empresa que o desenvolveu.

Por fim, para não correr mais riscos, instale agora mesmo o UOL Segurança Digital em seu aparelho Android. Assim, quando você for baixar algum aplicativo na Google Play, a solução informa se ele é perigoso ou não após uma rápida e precisa avaliação.