Dicas e Curiosidades

ver todos

Malware usa selfie para roubar dados
pessoais e bancários dos usuários

Postado em 05/12/2016

Malware usa selfie para roubar dados pessoais e bancários dos usuários

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Você gosta de tirar selfies? Bem, um aplicativo malicioso também adora esse tipo de foto que os usuários tiram. Descoberto recentemente pela empresa de segurança McAfee Labs, a variante do Trojan Acecard – um malware exclusivo para Android –, além de roubar dados bancários, acessa também informações pessoais da vítima ao tirar uma selfie.

O ataque funciona assim: o vírus se disfarça de um codec de vídeo – programa que codifica e decodifica arquivos de mídia, necessário para rodar vídeos de alguns sites, geralmente pornográficos – trabalhando em segundo plano, sobrepondo-se a um aplicativo legítimo.

Assim, como o malware está escondido atrás do Google Play, o usuário pensa que está passando informações a um aplicativo legítimo e, por isso, segue todos os procedimentos.

O malware solicita dados bancários do usuário e, também, simula a necessidade de uma autenticação de dois fatores para a compra. Sendo que a segunda etapa deve ser o envio de uma selfie do usuário segurando um documento para provar sua identidade.

Assim, o cibercriminoso, mais do que dados bancários, rouba informações pessoais valiosas da vítima e que podem ser usadas de diversas maneiras fraudulentas na internet.

Aprenda a se proteger

O primeiro passo da prevenção é baixar aplicativos apenas nas lojas oficiais. No entanto, isso não é suficiente, uma vez que muitos conseguem se infiltrar na Google Play. Então, na hora de baixar um programa, verifique a idoneidade do desenvolvedor e fique atento às permissões solicitadas.

Todos esses cuidados podem ser simplificados se você instalar um software de segurança em seu aparelho. O UOL Segurança Digital oferece um antivírus atualizado que identifica e remove programas maliciosos em seu smartphone Android.

Se você assinar agora mesmo, além de proteger seu dispositivo móvel, você ganha, de quebra, bônus para ligações, SMS e plano de internet no seu celular.