Dicas e Curiosidades

ver todos

Maneiras de bloquear ligações indesejadas no seu celular

Postado em 05/06/2017

Maneiras de bloquear ligações indesejadas no seu celular

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Não aguenta mais receber ligações e SMS de telemarketing tentando lhe vender algum produto? Ou mesmo aquele parente distante que sempre telefona na hora mais inoportuna? Enfim, diariamente somos bombardeados com ligações indesejadas.

Se um número de telefone te liga, praticamente, todos os dias para falar a mesma coisa, saiba que é possível bloqueá-lo. Você pode, inclusive, bloquear – e desbloquear – o número de telefone daquele colega de trabalho que sempre liga nos fins de semana ou alguém que você não está a fim de atender naquele dia, especificamente.

Dessa forma, você não só deixa de receber as ligações como também as mensagens SMS. A melhor parte é que o contato bloqueado não recebe nenhuma notificação de que sua chamada ou mensagem não pode ser completada.

Gostou? Tanto no Android como no iPhone é muito fácil bloquear números indesejados, seja por aplicativos ou usando os recursos dos próprios sistemas operacionais. Veja o passo a passo a seguir:

iPhone

Um recurso nativo do sistema operacional do iPhone permite bloquear um número de telefone. Para tanto, vá até o aplicativo “Telefone” e toque em “Recentes”. Ao lado do número de telefone que você deseja bloquear pressione o ícone de informações (a letra I em azul). Agora, role a tela até a parte inferior e toque em “Bloquear este Chamador”. Pronto, agora esse número de telefone está impedido de te fazer ligações, enviar mensagens e de chamá-lo no Face Time.

Caso seja uma pessoa conhecida, vá até a sua agenda e selecione o contato. Role a tela até a parte inferior e pressione a opção “Bloquear este Chamador”. Para desbloqueá-lo, faça o mesmo procedimento. A diferença é que você vai pressionar a opção “Desbloquear este Chamador”.

Android

Para bloquear um contato no Android, o processo é muito simples. Em primeiro lugar, vá até sua agenda e selecione o contato cujas ligações você deseja bloquear. Ao tocar nele, abre-se uma lista de opções. Na sequência, pressione a opção “Bloquear ligação recebida”.

Aqui, vale lembrar que, mesmo que o bloqueio esteja ativado, as eventuais ligações realizadas pelo contato bloqueado continuarão aparecendo no registro de chamadas.

Aplicativos

Além dos recursos nativos dos aparelhos, é possível bloquear ligações por meio de aplicativos. Um deles é o TrapCall. Disponível para Android e iOS, a ferramenta bloqueia as ligações dos contatos que você pré-seleciona.

Mais do que isso, ela identifica números desconhecidos que já foram reportados como spam por outros usuários. Essa função é muito útil para que você não perca tempo atendendo chamadas de telemarketing ou trotes anônimos.

Com funcionalidades parecidas, o Quem Chama – Whocall – também está disponível para as duas plataformas. Ele identifica e bloqueia, automaticamente, números de telefone reportados por outros usuários, além dos contatos desejados por você. Caso você receba a ligação de um número desconhecido, o aplicativo faz uma pesquisa reversa em sua base de dados global e apresenta quem é a pessoa ou empresa que está te ligando.