Dicas e Curiosidades

ver todos

Mercado de PCs marca quinto ano consecutivo de declínio em vendas

Postado em 06/03/2017

Mercado de PCs marca quinto ano consecutivo de declínio em vendas

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

As vendas de computadores caíram novamente em 2016, fato que vem se repetindo desde 2012. No ano passado, foram comercializados 269,7 milhões de unidades, um recuo de 3% em relação às vendas de 2015. Os dados são da consultoria Gartner.

Claro que isso não significa que as pessoas deixaram de acessar a internet. Muito pelo contrário. Acontece que, em tempos de Internet das Coisas, os usuários estão usando outros dispositivos para navegar pela web. Para se ter uma ideia, dados do IBGE apontam que existem mais smartphones (80%) do que computadores (76,6%) nas casas brasileiras.

Diante desse cenário, as preocupações do usuário com relação à segurança online aumentam, uma vez que há mais portas de entrada para as pragas virtuais. Veja o que fazer com cada dispositivo conectado à internet:

Ameaças e segurança em computadores

Em primeiro lugar, não é porque os computadores perderam poder de mercado que as pessoas deixaram de usá-los. Outro ponto que deve ser observado é que os criminosos digitais não querem perder nenhuma oportunidade para ter ganho financeiro. Nesse sentido, uma vez que há milhões de pessoas usando PCs para se conectar à internet, os computadores continuam sendo alvos.

Isso sem falar que muitas pragas antigas continuam espalhadas pela internet e ainda infectam muitas máquinas. Portanto, a ideia é que você tenha um programa de segurança instalado em seu computador para identificar e eliminar códigos maliciosos. Mais do que isso, é preciso manter softwares, navegadores e sistemas operacionais atualizados para corrigir eventuais brechas, além de inserir seus dados pessoais e bancários apenas em sites confiáveis que usem protocolo HTTPS.

Ameaças e segurança em smartphones e tablets

À medida que os smartphones e tablets se tornam mais populares, os criminosos digitais concentram seus esforços para desenvolver ameaças específicas para esses dispositivos. Uma delas é criar aplicativos falsos que imitam originais.

Quanto às pragas específicas para smartphones e tablets, aqui vai uma notícia assustadora: o Brasil já é o terceiro país que mais sofre com ataques mobile. Ou seja, já passou da hora de você instalar um programa de segurança em seu dispositivo móvel. Seu comportamento também precisa mudar. Investir tempo para ler as permissões de todos os aplicativos que você for baixar já é um ótimo começo para manter seus dados seguros.

Programa de segurança multiplataforma

Se você já é um usuário multiplataforma, seu programa de segurança também precisa ser. Com uma única assinatura, o UOL Segurança Digital consegue proteger até 10 dispositivos, entre computadores Windows, Mac e smartphones e tablets Android.