Dicas e Curiosidades

ver todos

Mesmo em segundo plano, Uber consegue ver tela do seu iPhone

Postado em 22/11/2017

Mesmo em segundo plano, Uber consegue ver tela do seu iPhone

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Pesquisadores descobriram que, mesmo em segundo plano, o aplicativo Uber consegue visualizar as telas dos usuários de iPhone. Essa capacidade permite, inclusive, que o aplicativo registre qualquer coisa na tela sem o conhecimento dos usuários.

Mas, antes de atirar pedras contra a empresa, é importante frisar que a Uber não está fazendo isso de forma ilícita. Na verdade, foi a própria Apple que concedeu a permissão ao aplicativo. Segundo pesquisadores, trata-se do único aplicativo de terceiros que tem a capacidade de ler a tela do iPhone dos usuários.

Leia também: Uber deixa de monitorar localização do usuário após a viagem

Em sua defesa, a Uber explicou que o recurso era utilizado para oferecer uma experiência completa aos usuários do Apple Watch, o relógio inteligente da Maçã. Isso porque as primeiras versões do aparelho não executavam alguns recursos do aplicativo. Para completar, a empresa ainda afirma que a funcionalidade que permitia essa espionagem deve ser removida do aplicativo após uma atualização.

Os perigos dessa permissão

Em primeiro lugar, saber que a Uber conseguia gravar, secretamente, a tela do dispositivo dos usuários de iPhone já soa assustador. Mas a situação poderia ser ainda mais grave: colocar em risco até as senhas dos usuários.

Por exemplo, caso criminosos digitais conseguissem invadir e comprometer o sistema da empresa, eles teriam fácil acesso às telas dos usuários. Logo, conseguiriam registrar qualquer ação realizada no iPhone, incluindo textos, logins, senhas e códigos de autenticação de dois fatores.