Dicas e Curiosidades

ver todos

Mesmo com o GPS desligado é possível rastrear smartphones

Postado em 02/01/2018

Mesmo com o GPS desligado é possível rastrear smartphones

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Basta desabilitar o GPS de seu smartphone para que os aplicativos não consigam te localizar, certo? Nem tanto. Pesquisadores da Universidade de Princeton, Estados Unidos, descobriram que é possível rastrear o caminho percorrido pelo usuário mesmo que o sinal do GPS esteja desligado.

Eles afirmam que as linhas de código de um aplicativo são capazes de detectar informações a partir dos sensores do aparelho celular, como o acelerômetro, magnetômetro e o barômetro. Então, sem permissão do usuário é possível identificar, além de descobrir a localização aproximada, o endereço IP, fuso horário e tipo de conexão (dados móveis ou Wi-Fi).

A situação piora quando qualquer aplicativo pode utilizar esses códigos em sua estrutura. Então, para proteger sua privacidade, o usuário precisa fazer muito mais do que simplesmente desligar o GPS do aparelho.

Cuidados ao baixar aplicativos

Segundo uma pesquisa divulgada pelo App Annie, os usuários brasileiros são os que mais baixam e utilizam aplicativos no mundo. Em média, usuários brasileiros tendem a usar 11 aplicações por dia.

De tanto fazer, o processo de baixar aplicativos virou automático, o que pode ser um perigo. Ao não prestar atenção na hora de fazer download, corre-se o risco de instalar, na verdade, um vírus disfarçado de aplicativo em seu smartphone. Ou mesmo aplicativos legítimos que solicitam permissões muito invasivas, capazes de rastrear suas atividades.

Portanto, é importante que os usuários façam uma pesquisa rápida sobre quais são as empresas responsáveis pelo desenvolvimento do app, bem como sua reputação. E, claro, só faça download nas lojas oficiais que são mais seguras.

>> Aproveite e veja O que você deve fazer antes de baixar aplicativos no Android com segurança

Por fim, os pesquisadores recomendam aos usuários reduzir a taxa coletada pelos sensores quando eles não precisam ser usados. Dessa forma, aplicativos maliciosos têm mais dificuldade para acessar todas as informações necessárias para fazer o rastreamento.