Dicas e Curiosidades

ver todos

Microsoft garante proteção ao Windows 10 contra o malware Petya

Postado em 19/07/2017

Microsoft garante proteção ao Windows 10 contra o malware Petya

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Embora tenha infectado menos máquinas do que o WannaCry, o malware Petya também acendeu um sinal de alerta para os usuários do Windows. Isso porque a praga chegou a derrubar centenas de computadores de multinacionais no fim de junho, sobretudo na Ucrânia. De quebra, ela solicitava 300 dólares em bitcoins como resgate e, em muitas situações, liberava as máquinas sem nenhum arquivo presente.

Aqui, uma coincidência: das máquinas infectadas, todas tinham o Windows 7 como sistema operacional e estavam com suas versões desatualizadas. Ao não fazer a atualização, os atacantes aproveitam-se das brechas do Windows para infectar os computadores com o Petya, que consegue se espalhar por diversas máquinas automaticamente.

Nesse sentido, a equipe de segurança da Microsoft recomenda a atualização de todas as versões do Windows. Mais do que isso, a empresa garante que o Windows 10 é imune ao malware Petya graças aos filtros de segurança dessa versão. Em todos os testes de invasão, o Windows Defender foi suficiente para bloquear a praga virtual.

Uma descoberta importante, que ajudou no bloqueio do Petya, é que, segundo o estudo da Microsoft, o código do malware deixa de funcionar após a reinicialização do computador. Em outras palavras, se você conseguir reiniciar sua máquina infectada, o Petya não será executado novamente.

Seu computador protegido

Não é porque a Microsoft encontrou a solução para um vírus perigoso que você está livre de ser infectado. Criminosos digitais trabalham noite e dia para descobrir novas brechas em sistemas operacionais e, consequentemente, desenvolver pragas cada vez mais sofisticadas.

Atualizar sua versão do Windows até pode evitar a infecção de velhas ameaças, mas e as novas? Para manter-se seguro, instale um antivírus completo e atualizado, como o UOL Segurança Digital, que detecta e elimina, em tempo real, códigos maliciosos. Tudo isso sem prejudicar o desempenho do seu computador.