Dicas e Curiosidades

ver todos

Microsoft libera nova atualização de correções de segurança

Postado em 24/10/2016

Microsoft libera nova atualização de correções de segurança

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

É comum a Microsoft liberar, mensalmente, uma atualização para corrigir falhas de segurança de seus produtos. Mas este mês é bem especial: são 10 atualizações fundamentais que você precisa instalar. Com essas correções, o número de falhas corrigidas em 2016 é 127 (até agora).

Os novos updates recentes chamam a atenção por serem de produtos muito usados pelos usuários finais, como Internet Explorer, controle de vídeo do Windows e Adobe Flash.

Muitas pessoas acabam não instalando as versões mais recentes e, assim, correm riscos desnecessários. Mas você já leu por aqui que manter softwares sempre atualizados evita que criminosos digitais encontrem brechas para atacar seus dispositivos, certo?

Então, a seguir, veja quais foram as atualizações mais críticas e não deixe de fazê-las nos seus dispositivos:

Internet Explorer

Mesmo descontinuado desde o começo deste ano, o Internet Explorer ainda é o navegador usado por, aproximadamente, 10% dos usuários no mundo – segundo dados da StatCounter, empresa de pesquisa de dados da internet.

E, por isso, ele não escapou das alterações de outubro, que corrigem uma vulnerabilidade que permite a execução remota de códigos maliciosos. Ao explorar com êxito essa brecha, um criminoso digital ganha os mesmos direitos que o usuário atual.

Se a vítima estiver conectada com direitos administrativos, o invasor assume o controle total do computador. Aí, é possível instalar programas, excluir dados e até mesmo criar novas contas com direitos totais de usuário.

Microsoft Edge

Substituto do Internet Explorer, o Microsoft Edge é o navegador padrão do Windows 10, tanto para desktop quanto para aparelho móvel. Apesar de ser usado por apenas 3% dos usuários no mundo, a ideia é que ele ganhe adeptos daqui para a frente.

Mesmo novato, o navegador já tem update de correção para ser baixado. Isso porque criminosos digitais podem se aproveitar de algumas brechas do Edge para criar páginas maliciosas e ter controle remoto do aparelho invadido.

Controle de vídeo do Windows

Outra atualização corrige uma falha crítica no controle de vídeo do Windows, que não consegue lidar corretamente com arquivos na memória. Aqui, o problema só é explorado quando um criminoso digital convence o usuário a clicar em um link malicioso ou a abrir um documento igualmente perigoso.

Adobe Flash

Quem utiliza as versões Windows 8.1, Windows Server 2012, Windows Server 2012 R2, Windows RT 8.1 e Windows 10 precisa fazer a atualização, também, do Adobe Flash Player. Foi detectada uma vulnerabilidade que permite que o invasor assuma totalmente o controle do computador.

Para instalar essas e outras versões corrigidas dos produtos da Microsoft, acesse a página oficial da empresa.

Vale lembrar, ainda, que para garantir proteção total contra ataques virtuais você precisa proteger seus dispositivos com uma solução completa de segurança, como a do UOL Segurança Digital.