Dicas e Curiosidades

ver todos

Modo de Segurança: o que é, como e quando utilizá-lo em seu Android

Postado em 27/06/2017

Modo de Segurança: o que é, como e quando utilizá-lo em seu Android

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Parecido com o recurso do Windows, o Modo de Segurança do Android ajuda o usuário a localizar eventuais problemas no aparelho. Caso o seu smartphone esteja apresentando algum comportamento estranho, como lentidão, superaquecimento ou presença constante de anúncios, vale a pena recorrer a essa funcionalidade.

Basicamente, o Modo de Segurança carrega apenas os recursos básicos do sistema operacional. Em outras palavras, aplicativos de terceiros não são executados nesse momento. Trata-se de uma oportunidade para você identificar softwares nocivos e desinstalá-los sem dificuldades.

Como não é recomendável usar esse modo no dia a dia, veja como e quando ativá-lo em seu Android:

Quando ativar o Modo de Segurança

Normalmente, usuários de Android costumam fazer download de uma série de aplicativos para realizar testes. Durante esse processo, alguns se tornam muito úteis, enquanto outros são descartados.

Por outro lado, esse tipo de comportamento chega a apresentar riscos. Ao baixar tantos aplicativos, é comum acabar instalando algum malicioso que deixe o smartphone instável.

Então, se o seu Android apresenta algum problema anormal, como lentidão extrema, faça o seguinte teste: reinicie o sistema operacional em Modo de Segurança. Caso o problema desapareça, significa que o motivo da lentidão é um aplicativo que você baixou. Identifique-o e desinstale-o.

Como ativar o Modo de Segurança

Dependendo do modelo do smartphone, ativar o Modo de Segurança pode ser diferente. Mas, de modo geral, existem dois caminhos simples.

Quando o seu celular estiver ligado, pressione o botão físico Liga/Desliga até que apareçam as opções “Desligar”, “Reiniciar” e “Modo Avião”. Nisso, você deve pressionar a opção “Desligar” até que apareça uma janela perguntando se deseja reiniciar o aparelho no Modo de Segurança. Para confirmar, toque no botão OK.

O outro método é para quando o seu celular estiver desligado. Aí, ligue-o e, logo que o logotipo da fabricante aparecer na tela, segure o botão físico de diminuir o volume até o sistema finalizar o processo de inicialização. Automaticamente, seu Android entrará em Modo de Segurança.

Depois de solucionar o problema, sair do Modo de Segurança é ainda mais fácil. Basta reinicializar normalmente o aparelho.

Importante: você só deve recorrer ao Modo de Segurança se o seu aparelho apresentar algum comportamento anormal. Esses problemas aparecem quando você acaba baixando aplicativos nocivos em seu smartphone.

Para não correr esse risco, você precisa instalar o UOL Segurança Digital em seu Android. Basicamente, o antivírus elimina códigos maliciosos presentes no dispositivo, além de interromper o download de aplicativos maliciosos.