Dicas e Curiosidades

ver todos

Firefox Focus: conheça o navegador
privado para iOS

Postado em 28/12/2016

Firefox Focus: conheça o navegador privado para iOS

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Os usuários iOS (iPhone e iPad) que querem mais privacidade durante a navegação podem recorrer ao Firefox Focus, o novo navegador da Mozilla. Por padrão, o browser bloqueia rastreadores de anúncios e apaga todo o histórico de navegação, o que inclui senhas e cookies.

Em resumo, o Firefox Focus tem como objetivo proporcionar uma boa experiência ao usuário, garantindo privacidade na navegação em uma única página: sem abas, pop-ups e menus. Simplificado, o navegador também não possui lista de favoritos e apresenta poucas opções de configurações.

Além de preservar a privacidade e livrar o usuário de propagandas indesejadas, o novo browser carrega a página com maior velocidade. Isso porque, segundo a empresa, anúncios e outros softwares de rastreamento afetam negativamente a performance de navegação.

Como muitos sites dependem de rastreamento para carregar, eles não abrem no Firefox Focus. Nesses casos, o navegador dá a opção ao usuário de abrir a página em outros browsers, como Firefox ou Safari.

O Firefox Focus já está disponível para download na App Store, loja de aplicativos oficial da Apple. Por enquanto, não há informações sobre quando haverá uma versão do navegador para Android.

Yahoo Search

Por opção, o Firefox Focus usa o Yahoo Search como mecanismo de busca padrão. Talvez essa escolha tenha a ver com o fato de o Google ser uma das principais empresas que armazenam todas informações de navegação, o que contraria o objetivo do navegador de preservar a privacidade dos usuários.

Por outro lado, vale lembrar que o Yahoo esteve envolvido, recentemente, em um caso de vazamento de mais de 500 milhões de dados de usuários.