Dicas e Curiosidades

ver todos

Navegador Firefox Focus chega ao Android prometendo mais privacidade

Postado em 27/07/2017

Navegador Firefox Focus chega ao Android prometendo mais privacidade

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Disponível para dispositivos iOS desde novembro de 2016, o navegador Firefox Focus, da Mozilla, chegou aos aparelhos Android com versão 5.0 ou superior no fim de junho. Se você é um usuário preocupado com a sua privacidade, está aí uma ótima opção para não expor seus dados aos sites que você visita.

Com o slogan “Navegue como se ninguém estivesse olhando”, o aplicativo bloqueia, automaticamente, uma ampla gama de rastreadores online e anúncios invasivos, tão comuns durante a navegação. Tudo isso sem exigir que o usuário altere suas configurações. Ao não carregar todos os elementos de uma página, a navegação fica muito mais rápida.

Além disso, o navegador da Mozilla tem um design simples e bem intuitivo. Não há abas, pop-ups nem menus. Basta tocar no único botão “Apagar” para remover todo o seu histórico de navegação, incluindo senhas e cookies.

Embora outros navegadores possuam recursos semelhantes para manter a privacidade dos usuários de forma satisfatória, o Firefox Focus é uma opção bem interessante para quem não quer ficar alterando as configurações do navegador e tampouco gerenciando variados plugins.

Novas funcionalidades para Android

O Firefox Focus chega ao Android com alguns recursos adicionais. O primeiro deles é um contador de anúncios bloqueados. Assim, o usuário consegue saber exatamente quantas propagandas foram bloqueadas por site.

Como alguns sites necessitam de determinados componentes para ser carregados completamente, é natural que algumas páginas fiquem quebradas no navegador. Para não atrapalhar a experiência do usuário, o Firefox Focus permite desativar o bloqueador de rastreadores.

Outra nova funcionalidade é o Lembrete de Notificação. Basicamente, ele lembra os usuários de apagar seu histórico de navegação, enquanto o aplicativo é executado em segundo plano.

Por fim, é possível colocar o Firefox Focus como navegador padrão do seu aparelho. Assim, quando clicar em um link no aplicativo do Facebook, a página será aberta no navegador da Mozilla. Trata-se de uma opção para quem quer apenas ler um artigo sem ser rastreado.