Dicas e Curiosidades

ver todos

Norton Core: Norton começa a testar solução para proteção de dispositivos da Internet das Coisas

Postado em 30/03/2017

Norton Core: Norton começa a testar solução para proteção de dispositivos da Internet das Coisas

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Que a Symantec é criadora de um dos mais populares softwares antivírus do mundo – o Norton – você já sabe. Agora, por conta do avanço da Internet das Coisas, a empresa está se aventurando no desenvolvimento de hardware com o desenvolvimento do Norton Core, um roteador Wi-Fi habilitado para proteger todos os dispositivos de uma casa conectados à internet.

Enquanto ainda não existem soluções específicas para uma série de dispositivos da Internet das Coisas, como smart TVs, babás eletrônicas e geladeiras inteligentes, esses aparelhos ficam bastante vulneráveis a ataques e invasões. Nesse cenário, a Symantec quer que o Norton Core evite que isso aconteça.

Usando uma forte criptografia de dados, o Norton Core analisa todo o tráfego de informações em busca de alguma vulnerabilidade. Além disso, o roteador recebe atualizações, em tempo real, sobre novas ameaças virtuais e mecanismos de proteção.

O Norton Core ainda pratica a proteção proativa. Se um dispositivo conectado à rede estiver contaminado, o aparelho da Symantec vai isolá-lo e deixá-lo em quarentena. Assim, o dispositivo infectado não compromete os outros aparelhos, evitando a propagação de malware.

Proteção para toda a família

Assim como muitos outros roteadores, o Norton Core também vem com recurso de controle parental. Desse modo, é possível limitar o uso da rede nos dispositivos de seu filho. Isso sem falar que dá para gerenciar o acesso a determinados sites...

O roteador também permite aplicar uma rede especial para convidados. Nela, você especifica o tempo em que eles podem ficar conectados. Depois desse tempo-limite, eles não conseguem mais acessar sua rede pessoal.

Controle na palma da mão

O usuário consegue controlar o roteador por meio de um aplicativo compatível com Android e iOs (iPhone). O aplicativo mostra as ameaças bloqueadas e os dispositivos atualmente conectados à rede. Ainda é possível receber atualizações de status para que você sempre possa saber quando algo suspeito está acontecendo.

Segurança, desempenho e velocidade

Além da segurança, os usuários estão preocupados com o desempenho e a velocidade de sua internet e de seus aparelhos. Nesses aspectos, o Norton Core também atende às necessidades dos usuários.

Só para citar algumas qualidades, o roteador é alimentado por um processador dual-core de 1.7 GHz, o que permite um funcionamento muito rápido. Não bastasse ter suporte para até 2,5 gbps de velocidade, o Norton Core possibilita que o usuário defina prioridades de dispositivos. Assim, ele consegue acelerar a velocidade de seu Xbox ou obter máximo desempenho da Netflix na hora de assistir a suas séries favoritas.

Por ter um formato de polígono esférico, o roteador envia o sinal de conexão para diversas direções ao mesmo tempo, oferecendo uma cobertura de alcance maior do que a usual. A Symantec afirma que o Wi-Fi do Norton Core pode cobrir uma área entre 3 mil e 5 mil metros quadrados.

Sem previsão

Atualmente, o novo roteador só está disponível para pré-venda nos Estados Unidos. Em breve, deve desembarcar na Inglaterra e na Austrália. Ainda não há previsão para a venda do dispositivo no Brasil.

Enquanto isso, você deve fazer algumas ações para manter seus aparelhos de Internet das Coisas menos vulneráveis. Em primeiro lugar, troque a senha- padrão de roteadores e webcams. Outra medida que ajuda na segurança é manter aparelhos, como smart TVs, sempre atualizados com a última versão disponibilizada pelo fabricante.

Quanto a computadores, smartphones e tablets, você não tem mais desculpas para não ter uma solução de segurança instalada neles. Multiplataforma, o UOL Segurança Digital protege todos esses aparelhos contra pragas virtuais.