Dicas e Curiosidades

ver todos

Novo ataque de WhatsApp foca o Brasil

Postado em 19/11/2015

Novo ataque de WhatsApp foca o Brasil

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

“Parabéns, sua linha foi a 5ª sorteada e você acaba de ganhar um aparelho de TV LED mais 75 mil reais. Para mais informações, ligue para (número do telefone).”

Com certeza, você já recebeu algum SMS do gênero. Acontece que, com os usuários usando cada vez mais o WhatsApp, o mesmo tipo de golpe começou a se espalhar pelo aplicativo de mensagem instantânea.

O novo ataque foi descoberto por especialistas da empresa de segurança digital Kaspersky no último fim de semana de setembro. Trata-se, na verdade, de um phishing que usa os nomes das redes de supermercados Extra e Carrefour.

A mensagem promete descontos de até 500 reais ao usuário e vem com um link encurtado. Ao clicar nele, a vítima é direcionada a uma página falsa, onde ela é induzida a preencher um formulário com seus dados pessoais.

E não para por aí. O site falso ainda pede para a vítima ligar para um número premium. Aqueles que telefonam devem ouvir uma gravação que solicita a resposta de 25 perguntas. Na verdade, o golpista quer que a vítima fique o máximo de tempo na linha, porque a ligação é cobrada e o criminoso lucra com ela.

Escrito em português e usando marcas locais, esse golpe é focado exclusivamente nos usuários brasileiros. No entanto, ele segue o mesmo padrão de ataques recentes de phishing latino-americanos. Nesses casos, o cibercriminosos usavam as marcas Starbucks, Zara e H&M como iscas.

O que fazer para não cair no golpe?

Aqui, não há muito segredo. Você sempre deve desconfiar de promoções dessa espécie que não foram divulgadas em nenhum outro veículo de comunicação. Fique atento, também, à mensagem. Normalmente, esses golpes possuem links com formatos estranhos e erros de português.

Por fim, o ideal é você manter um antivírus em seu dispositivo móvel. Assim, se você clicar no link por engano, o programa de segurança bloqueia o acesso à página falsa.

Para aumentar a sua segurança nos smartphones, instale o UOL Antivírus. Ele vai te deixar mais protegido por uma mensalidade super em conta.