Dicas e Curiosidades

ver todos

Novo ataque de phishing mira em usuários brasileiros da Netflix

Postado em 16/08/2017

Novo ataque de phishing mira em usuários brasileiros da Netflix

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Com mais de 6 milhões de usuários cadastrados na Netflix, o Brasil é um dos maiores mercados do serviço de streaming. Como a plataforma reúne dados sensíveis dos usuários, ela é alvo de muitos ataques virtuais.

A campanha maliciosa mais recente é um phishing: criminosos digitais disparam um e-mail falso, com aspecto legítimo, para usuários da Netflix no Brasil alegando problemas com o pagamento da assinatura.

Para resolvê-lo, é preciso clicar num link da mensagem e, na nova página, inserir os dados bancários. Nem precisamos falar que a página em questão é falsa e que os dados digitados caem nas mãos de golpistas.

Por mais antigo que esse tipo de golpe seja, muitos usuários desatentos continuam caindo nele. Acontece que os criminosos digitais estão deixando suas campanhas maliciosas mais sofisticadas. Neste caso, a mensagem e a página à qual o usuário é redirecionado contêm o mesmo layout da Netflix, o que leva algumas pessoas a acreditar que o conteúdo seja legítimo.

Mas ainda existem alguns truques para reconhecer um ataque de phishing. Confira quais são eles a seguir:

De olho no remetente

Os criminosos digitais até imitam o layout da empresa nas mensagens falsas, mas raramente conseguem utilizar os domínios na hora de disparar os e-mails. Dessa forma, vale a pena verificar o endereço do remetente. De modo geral, ele não tem nada a ver com a empresa em questão.

Atenção na URL

Quando o usuário clica no link presente na mensagem, que à primeira vista parece legítimo, ele é redirecionado a uma página. Aqui, é fundamental que você preste atenção na barra de endereço. Provavelmente, a URL está em um servidor malicioso.

Data da cobrança

Especificamente, a Netflix cobra a mensalidade no dia em que o usuário realizou seu cadastro inicial. Se você se tornou usuário da plataforma no dia 1o, a cobrança sempre chegará no primeiro dia do mês. Então, se você receber um e-mail do tipo no meio do mês, já sabe que se trata de um golpe.

Em último caso, ligue para a empresa

Mesmo sabendo que existem muitos golpes do tipo, nunca se sabe se o e-mail é legítimo. Se você ainda está com uma pulga atrás da orelha, vale a pena ligar para a empresa e tirar essa dúvida. Aqui, é fundamental que você pesquise o número de telefone no site oficial da empresa, não o que consta no e-mail, hein!

Fatura do cartão de crédito

Se você não tem certeza se inseriu seus dados bancários em sites maliciosos, é fundamental ficar atento à fatura do seu cartão de crédito. Normalmente, os golpistas usam seu cartão para realizar compras de pequeno valor para você não desconfiar.

Percebeu cobranças indevidas? O melhor a fazer é bloquear seu cartão de crédito e solicitar um novo. Na próxima vez que realizar um pagamento online, recorra aos cartões de crédito virtuais, que são uma opção mais segura.

Programa antivírus atualizados

Como somos bombardeados por campanhas maliciosas diariamente – em e-mails e redes sociais, principalmente – é inevitável não acessar páginas maliciosas. Por isso, instalar um programa antivírus se tornou indispensável para navegar seguro pela internet.

Compatível com computadores, smartphones e tablets, o UOL Segurança Digital alerta o usuário quando ele acessa uma página potencialmente perigosa. De quebra, o programa realiza varreduras periódicas para identificar e eliminar códigos maliciosos escondidos nos dispositivos.