Dicas e Curiosidades

ver todos

Novo ciberataque mundial atinge empresas multinacionais

Postado em 28/06/2017

Novo ciberataque mundial atinge empresas multinacionais

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Parece notícia repetida, mas não é. Um novo ciberataque em escala mundial se iniciou nesta terça-feira (27) e atingiu uma série de organizações multinacionais. De acordo com especialistas em segurança digital, o vírus em questão chama-se “Petrwap”, uma versão sofisticada do ransomware Petya.

Primeiramente, a praga virtual atacou dezenas de grandes empresas e órgãos governamentais na Rússia e na Ucrânia, antes de se espalhar para outros países. Entre as maiores vítimas da campanha maliciosa destacam-se a agência de publicidade britânica WPP, o fabricante francês Saint-Gobain e a companhia de transporte marítimo dinamarquesa Maersk.

Essas e outras empresas declararam publicamente, em suas redes sociais, que estavam sendo vítimas de um ataque virtual. Algumas, inclusive, tiveram de interromper suas atividades. Elas informaram, ainda, que o vírus bloqueava os computadores e solicitava 300 dólares de resgate.

Como as informações são recentes, ainda é cedo para estabelecer conexões entre os diferentes ataques que aconteceram simultaneamente.

Problemas no mundo real

Embora tenha sido um ataque virtual que, aparentemente, só atingiu empresas, muitas pessoas sentiram na pele seus efeitos. Segundo o Banco Nacional da Ucrânia (NBU), os bancos estavam com dificuldades para oferecer seus serviços aos clientes.

No metrô de Kiev (capital da Ucrânia), por exemplo, as pessoas não conseguiam comprar suas passagens com cartão de crédito por conta da queda do sistema. A situação só estava pior no Aeroporto Internacional de Kiev-Boryspil, da capital ucraniana. Além do site oficial, os painéis do local não funcionavam mais. O resultado? Voos atrasados.

Não seja a próxima vítima, instale já UOL Segurança Digital em todos os seus dispositivos e mantenha-se protegido de todos os tipos de ataque virtual.