Dicas e Curiosidades

ver todos

Novo malware foi descoberto em aplicativos da Google Store

Postado em 03/10/2016

Novo malware foi descoberto em aplicativos da Google Store

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Não deve ser novidade que o Android é um dos sistemas operacionais mais atacados por pragas. É o sistema mais usado no mundo e, no mercado brasileiro, tem 82% dos usuários, segundo a NetMarket Share.

A lógica dos criminosos digitais é simples: quanto maior a base de usuários, mais o retorno que as pragas podem trazer. Só em 2016, mais de 1,7 milhão de malwares foram criados para o sistema Android. E, recentemente, uma nova praga veio à tona: o DressCode.

Pegando carona em aplicativos aparentemente inocentes, como jogos e serviços disponíveis na Google Play Store, o malware está infectando, aproximadamente, 40 aplicativos não oficiais disponíveis na loja, de acordo com a empresa de segurança Check Point.

O que esse malware faz?

Basicamente, ele cria uma rede zumbi (também chamada de botnet), que faz com que os atacantes sejam capazes de utilizar os dispositivos hackeados remotamente. O DressCode permite que os criminosos digitais se utilizem de recursos muito básicos para gerar cliques em anúncios falsos e tráfego, recolhendo, assim, a receita de anúncios.

Mas não para por aí. Uma botnet pode ser utilizada para ataques mais graves. Se a vítima usar o seu smartphone infectado na rede da empresa, por exemplo, pode abrir caminho para uma invasão.

Segundo a Check Point, usualmente esse malware é incorporado em jogos infantis. A Google, que já foi informada sobre os aplicativos infectados, ainda não retirou todos os apps infectados da sua loja de aplicativos.

Por fim, que tal instalar um programa de segurança em seu smartphone, como o do UOL Segurança Digital? Assim, você consegue proteger seu aparelho desse tipo de ataque, uma vez que o antivírus detecta, em tempo real, códigos maliciosos em downloads. Aproveite para contratar o serviço agora mesmo e ainda ganhar bônus para o seu celular.