Dicas e Curiosidades

ver todos

Novo recurso do Windows 10 promete impedir ação de ransomwares

Postado em 12/12/2017

Novo recurso do Windows 10 promete impedir ação de ransomwares

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Não dá para negar que 2017 será marcado como o ano do ransomware. E o mais prejudicado nessa onda global de ataques foi o sistema operacional da Microsoft. Por isso, a atualização mais recente do Windows 10 traz um recurso de segurança que promete impedir a ação de vírus de resgate.

A nova funcionalidade, denominada de “Pastas controladas”, não permite que programas não autorizados façam modificações em pastas protegidas. Então, se uma praga tenta criptografar ou remover os arquivos da pasta “Imagens”, por exemplo, ela não terá sucesso – ao menos, é claro, se o usuário der essa autorização.

>> Aproveite e relembre todas as versões do Windows e as principais ameaças virtuais ao sistema

Por padrão, as pastas “Documentos”, “Imagens” e “Vídeo” já estão na lista de protegidas. No entanto, é possível adicionar qualquer outra pasta para a zona de segurança.

Ative o recurso de “Pastas controladas”

É importante frisar que, mesmo após atualizar a nova versão do Windows 10, o novo recurso continua desativado. Para habilitá-lo, o usuário precisa acessar a “Central de Segurança do Windows Defender”.

Lá, basta seguir esse caminho: Proteção contra vírus e ameaças > Configurações de proteção contra vírus e ameaças > Pastas controladas. Pronto, ative o recurso. Para adicionar pastas monitoradas vá até a opção “Pastas protegidas”.

Como o recurso é novo, quem pretende ativá-lo precisa se preparar para alguns problemas, como o travamento repentino de programas.

Outra alternativa de segurança

Manter todos os programas e navegadores atualizados, bem como não instalar aplicativos de fontes não confiáveis, é uma medida indispensável de segurança, mas não é o suficiente. Ter um antivírus em seu computador ajuda a remover quaisquer códigos maliciosos da máquina, inclusive os ransomwares.

Quer uma sugestão? O UOL Segurança Digital protege seu computador, smartphone e tablet das mais variadas ameaças virtuais. Experimente!