Dicas e Curiosidades

ver todos

Novo vírus para Mac explora falha antiga.
Mac tem vírus, sim!

Postado em 21/03/2017

Novo vírus para Mac explora falha antiga. Mac tem vírus, sim!

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Você fez bastante economia para poder comprar um Mac. Era o seu sonho usar um computador que não ficasse contaminado por vírus. Os Macs não pegam vírus, certo? Errado. Aquela história de que os computadores da Apple são imunes a pragas virtuais já caiu por terra há um bom tempo.

Nos últimos anos, foram descobertas muitas vulnerabilidades no sistema operacional da maçã. A mais recente está relacionada a macros do Microsoft Word. De modo geral, a brecha permite que um documento contaminado com vírus, quando instalado, cause sérios problemas à máquina.

Essa falha foi descoberta pela empresa de segurança eletrônica Objective-See, que encontrou um arquivo infectado. Como o Microsoft Word está configurado para gravar comandos de programação executáveis, um código malicioso pode ser instalado logo que o documento é aberto. Normalmente, o código malicioso é um ransomware, que sequestra os dados da vítima e só os devolve mediante pagamento de resgate, ou um backdoor, que garante ao criminoso digital acesso remoto ao computador infectado.

Para os usuários Windows, essa falha não é nenhuma novidade. No entanto, os pesquisadores ficaram surpresos ao saber que os computadores da Apple não estão preparados para barrar esse tipo de ataque tão comum e nada sofisticado.

É bom ficar esperto

Para ter sucesso, esse tipo de ataque depende muito de engenharia social, ou seja, o criminoso digital precisa convencer os usuários a clicar em um link ou a baixar um arquivo contaminado. Em outras palavras, esse ataque só funciona se a vítima der uma vacilada.

Portanto, nunca é demais lembrar que você não deve clicar em links que recebe de pessoas desconhecidas e tampouco abrir e-mails suspeitos, ainda mais quando eles pedem para você baixar um arquivo.

Agora, para se prevenir, mesmo, o melhor é instalar um antivírus que detecta e elimina esse tipo de ataque (e muitos outros). Aqui, estamos falando do UOL Segurança Digital, que é compatível com Windows, Mac e Android. Vale a pena conferir.