Dicas e Curiosidades

ver todos

Número de ameaças para Mac ultrapassa a marca de 700 mil

Postado em 19/07/2017

Número de ameaças para Mac ultrapassa a marca de 700 mil

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Atualmente, nenhum sistema operacional é 100% imune a pragas virtuais, inclusive o MacOS, que já conta com mais de 700 mil ameaças. Portanto, aquele papo de que os computadores da Apple não têm vírus virou história para boi dormir.

Esse mito tinha muita força por dois motivos: a arquitetura do sistema operacional construída pensando na segurança do usuário e a pouca participação de mercado comparada à do Windows, o que não despertava o interesse dos criminosos.

Mas essas justificativas não se sustentam mais. De acordo com dados da ferramenta online NetMarketShare, os computadores da Apple já dominam quase 8% do mercado. É verdade que estão bem atrás das máquinas Windows, mas já é o suficiente para chamar a atenção dos malfeitores.

Depois que os criminosos digitais encontraram maneiras de invadir e contaminar o sistema operacional da maçã, eles começaram – e não pararam mais – a desenvolver ameaças para Mac. Para se ter uma ideia, houve um crescimento impressionante de 744% no número de malwares exclusivos para Mac entre o primeiro trimestre de 2016 e o mesmo período deste ano – segundo dados do relatório da McAfee, empresa de segurança digital.

Quanto ao perigo, os malwares para Windows são mais devastadores do que os para MacOS. Basta lembrar do prejuízo que o WannaCry causou. Basicamente, a maioria das ameaças que infectam o sistema operacional da Apple consiste em Adwares. Trata-se de um tipo de vírus que exibe propagandas durante toda a navegação.

Reforce a segurança de seu Mac

Mesmo assim, vale a pena ficar de olhos bem abertos e cuidar da segurança de seu computador Apple. Do mesmo jeito que o número de ameaças cresceu de forma assustadora em menos de um ano, elas podem ficar mais sofisticadas e colocar sua máquina e seus dados em risco.

Por isso, todo o cuidado é pouco. Evitar clicar em links desconhecidos e baixar programas de fontes duvidosas já é um ótimo começo. Para deixar seu computador mais seguro, instale o UOL Segurança Digital. Compatível com Mac, ele detecta e elimina códigos maliciosos em tempo real.