Dicas e Curiosidades

ver todos

O que é spam e como posso me proteger dele?

Postado em 26/06/2013

O que é spam e como posso me proteger dele?

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

O spam consiste, basicamente, no envio massivo de mensagens eletrônicas na internet, com algum objetivo especifico. Entre os motivos do envio destacam-se a divulgação da agenda de um artista ou a divulgação de produtos por parte de uma empresa.

Falando assim parece simples, mas a quantidade de e-mails indesejados que chega todos os dias às caixas postais é assustadora. Algumas empresas de segurança na internet afirmam que até 97% das mensagens enviadas são spams. Além disso, hoje já possível encontrar uma série de vírus acoplados a essas propagandas, que podem danificar o computador de quem os recebe. Por isso, é bom se precaver.

Não cadastre seu e-mail em qualquer site
- Quando o registro for realmente necessário, crie um endereço eletrônico especifico para o site. Opte por um endereço que você não pretende usar para mais nada.

Fuja das “correntes”
- Evite responder mensagens estranhas ou “correntes”. Geralmente, esses e-mails são utilizados para capturar novos endereços eletrônicos.

Use filtros antispam
- Se os spams já estiverem aparecendo, uma boa dica é utilizar gerenciadores de e-mail que possuem filtros antispam.

Sempre atualize seu software de antivírus
- Grande parte dos programas de segurança contra bytes maliciosos possuem aplicativos para combater os spams, e podem ajudar nessa luta.