Dicas e Curiosidades

ver todos

O que fazer se seu Facebook for hackeado?

Postado em 10/05/2013

O que fazer se seu Facebook for hackeado?

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

De repente, você entra no Facebook e vê um monte de mensagens que não enviou, foto trocada, posts estranhos. Pode ser bandido tentando extorquir seus amigos, ex-namorada com plano de vingança ou mesmo um desconhecido querendo pregar uma peça. Invadiram o seu Facebook! E agora, o que fazer para recuperar o controle da conta?

Isso aconteceu recentemente com a atriz Giovanna Ewbank, que tratou de avisar todo mundo pela rede social:

- Galera, meu Facebook foi invadido! O hacker está se passando por mim, escrevendo e conversando com as pessoas como se fosse eu.

E depois mandou um recado para os criminosos:

- Já estou tomando as devidas providências com meus advogados.

Bem, é claro que ela pode acionar os infratores na justiça, se conseguir encontrá-los. Mas, caso algo do tipo aconteça com você, há outros passos mais importantes a seguir para garantir a retomada da conta. E tudo pode ser resolvido em poucos minutos. Quer saber como? A gente te ensina:

Primeiro passo: redefina sua senha

Primeiro, acesse www.facebook.com/hacked, página criada pela própria rede social para resolver esse tipo de problema. Ao clicar em "Minha conta está comprometida", você deverá digitar seu endereço de e-mail e, depois, a senha (caso o criminoso a tenha alterado, seu antigo código de acesso funcionará).

Denunciar uma conta comprometida Encontrar sua conta Entre senha atual ou antiga

O Facebook, então, pedirá a criação de uma nova senha e te aconselhará, também, a mudar o código de acesso da conta de e-mail atrelada à rede social.

Crie uma senha única

Segundo passo: se proteja contra futuras invasões

Neste ponto, a conta já estará desbloqueada e sob seu controle novamente, mas alguns passos ainda serão necessários para dificultar futuras tentativas de invasão. Ao fim do processo, aparecerão duas opções de segurança altamente recomendadas:

A primeira é uma instrução para o Facebook usar, quando possível, conexões HTTPS, que garantem duas coisas: o tráfego criptografado de dados e a verificação da autenticidade do servidor.

A outra é apenas um pedido de notificação. A rede social te enviará um e-mail sempre que alguém tentar acessar a conta por um novo aparelho. Caso apareça um dispositivo desconhecido na lista, basta repetir todos esses passos novamente.

Conta desbloqueada - Agora você pode fazer login

Terceiro passo: revise seus aplicativos

Um cuidado adicional importante é verificar a lista de aplicativos do Facebook que você usa. Um deles pode ter sido o responsável pela invasão. Dentro de "Configurações de Privacidade", opção acessível pelo ícone localizado na parte superior direita da rede social, clique em "Aplicativos" e verifique a lista de apps instalados. Se houver algum desconhecido ou suspeito, clique no X para excluí-lo.

Configurações do aplicativo

Quarto passo: avise seus contatos

Agora, sim, será o momento de avisar os amigos sobre a invasão hacker sofrida. Instrua-os a não clicar em nenhum link compartilhado pelo seu perfil recentemente (em postagens suas, no mural alheio ou mesmo em janelas de bate-papo).

Ah, e também diga que eles não precisam depositar, numa conta suíça, os milhões pedidos para te libertar de um falso sequestro. =P