Dicas e Curiosidades

ver todos

O que é jailbreak e por que não fazê-lo em seu celular

Postado em 13/10/2016

O que é jailbreak e por que não fazê-lo em seu celular

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Por mais recursos que o iPhone e o iPad ofereçam, muitos usuários querem adicionar ainda mais funcionalidades em seus aparelhos ou ter mais liberdade sobre como usá-los. É nesse cenário que nasce o jailbreak, um processo que permite burlar as restrições impostas pela Apple aos seus dispositivos e adicionar funcionalidades não oficiais a eles.

Basicamente, o jailbreak desbloqueia o aparelho para que seja possível a instalação de aplicativos não permitidos pela Apple. Para isso, o usuário precisa conectar o dispositivo em um computador com Windows e desativar a opção “Find my Phone” nos ajustes para baixar o jailbreak sem problemas. Aí, é só seguir os passos.

À primeira vista, quebrar umas regrinhas aqui e outras ali para ter uma infinidade de recursos incríveis e ainda instalar aplicativos bloqueados no celular parece, de fato, vantajoso.

Mas tudo tem um outro lado. E, neste caso, a questão é segurança. Confira a lista de pontos negativos abaixo:

Sem atualização do sistema operacional

Todos os sistemas operacionais contam com falhas de segurança e, periodicamente, os fabricantes lançam atualizações para consertar esses problemas. Não se você fez o jailbreak. Se optar pelo processo, você perde não só as atualizações de segurança como também os novos recursos enviados pelo fabricante para melhorar a experiência de uso.

Quem fez o jailbreak não consegue mais instalar a versão recente. Caso queira fazer a atualização, o usuário precisa escolher: ou formata o aparelho e perde tudo o que já conseguiu ou fica sem as atualizações.

Maior vulnerabilidade a ataques

É difícil afirmar, mas muito se especula sobre a possibilidade de dispositivos com jailbreak acabarem se tornando alvos mais fáceis para criminosos digitais, uma vez que não contam mais com as travas de segurança que os fabricantes instalaram.

Além disso, e mais preocupante, quem tem aparelho com jailbreak pode instalar apps de qualquer lugar. A liberdade extra tem um custo – é muito mais provável ter um aplicativo malicioso em qualquer loja de apps pela internet do que na Apple Store.

Instabilidade do aparelho

O próprio processo de jailbreak pode causar problemas no aparelho ainda na instalação. Resumindo, o processo pode mexer com o sistema do dispositivo de forma imprevisível e acabar causando falhas nos aplicativos que você já tem instalados. E isso pode culminar em um aparelho que reinicializa sem controle ou que consome mais bateria.

Você pode perder tudo, inclusive o aparelho

Quando falamos de máquinas, é difícil dizer que tudo funcionará exatamente como o planejado. Na prática, isso quer dizer que, por mais que você saiba fazer o processo, o programa pode falhar ou se comportar de maneira inesperada.

Como consequência, o seu aparelho pode parar de funcionar ou ter uma pane sem conserto. Nessa ocasião, vale lembrar que você perde a garantia do seu aparelho, uma vez que a Apple não cobre nada, afinal, a empresa já declarou, oficialmente, ser contra o jailbreak. E aí, será que vale a pena arriscar?