Dicas e Curiosidades

ver todos

O que são cartões de crédito virtuais
e eles são seguros?

Postado em 05/01/2017

O que são cartões de crédito virtuais e eles são seguros?

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Se você é um dos mais de 39 milhões de consumidores online ativos no Brasil – segundo dados da consultoria e-bit –, sabe como é fácil comprar pela internet. Com tanta gente comprando (e inserindo dados bancários) pela internet, os criminosos digitais desenvolvem armadilhas para roubar essas informações.

Diante desse cenário de incerteza, os cartões de crédito virtuais surgem como uma alternativa segura para evitar as fraudes que acontecem nas transações do e-commerce.

Basicamente, o cartão virtual é um espelho do cartão de crédito. O aplicativo ou o serviço de internet banking do seu banco gera um número e um código de segurança provisórios do cartão virtual. Na prática, isso significa que esses dados só valem para uma ou um conjunto de transações preestabelecido. Depois do prazo, os dados desse cartão se tornam inválidos.

Dessa forma, mesmo que alguém mal-intencionado tenha acesso aos dados desse cartão de crédito virtual, não conseguirá usá-lo para fazer nenhuma compra. Em outras palavras, o risco de fraude e clonagem de cartões de crédito pela internet é praticamente nulo. Então, sim, eles são bem seguros! Teoricamente, mais do que os cartões tradicionais.

Como o próprio nome sugere, esses cartões só funcionam em ambientes online, ou seja, ele não substitui o plástico nas compras em lojas físicas. Mas todas as compras feitas pelo cartão virtual são cobradas na fatura do cartão de crédito “real”.

Principais bancos já oferecem cartão virtual

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estão entre os primeiros bancos que oferecem essa modalidade de cartão para compras online. Para usar o Ourocard-e, você precisa possuir um cartão de crédito do Banco do Brasil e emitir o cartão virtual no internet banking. Por sua vez, o Cartão Virtual Caixa MasterCard pode ser solicitado até mesmo por quem não é correntista da Caixa Econômica Federal.

Neste ano, o Itaú investiu pesado para oferecer o cartão virtual a seus clientes. É possível emiti-lo no próprio aplicativo do banco. Lá, selecione o seu cartão de crédito e, a partir dele, será gerado um número exclusivo para uma única transação.

Recentemente, o Santander passou a oferecer, também, a facilidade aos seus clientes. Para gerar o cartão virtual, o correntista deve acessar o aplicativo Santander Way e fazer sua solicitação.

Enquanto alguns bancos ainda não oferecem esse tipo de serviço, você deve ter alguns cuidados. Em primeiro lugar, só insira dados em sites confiáveis e que possuam HTTPS e um cadeado na barra de endereço. Por fim, prefira fazer compras online em computadores ou dispositivos móveis que tenham um programa antivírus instalado.