Dicas e Curiosidades

ver todos

Os recursos que mais consomem bateria do Android

Postado em 26/01/2018

Os recursos que mais consomem bateria do Android

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Quem nunca sofreu por querer usar o seu smartphone e descobrir que ele estava praticamente sem bateria que atire a primeira pedra.

A rapidez no consumo de bateria é uma das principais reclamações dos usuários de Android, porque ficar sem bateria ou ter de andar constantemente com o seu carregador na bolsa procurando um lugar para recarregar o celular não é lá muito conveniente.

Mas uma opção para poupar bateria e manter o seu smartphone funcionando por mais tempo é deixar de utilizar alguns dos recursos que mais consomem energia no aparelho. Veja, a seguir, quais são eles.

Serviço de localização

Atualmente, usamos muito o sistema de autolocalização dos smartphones para encontrar um endereço, traçar uma rota, jogar, fazer check-in nas redes sociais, solicitar um serviço de transporte ou mesmo dirigir o próprio carro.

Mas, como esse recurso é atualizado constantemente em segundo plano para acompanhar os seus passos, manter a localização do smartphone ligada o tempo todo consome muita energia e pode acabar acelerando o esgotamento da sua bateria.

Para poupar, o ideal é manter a localização desligada sempre que não precisar do recurso no momento.

Sincronização automática

Nossos smartphones estão sempre conectados a contas de e-mail, redes sociais e outros aplicativos. Quando a sincronização automaticamente está ligada, cada vez que você acrescenta alguma informação que impacte esses recursos o aparelho é atualizado.

Assim, se você adiciona um novo número de telefone e e-mail na agenda, ele passa a integrar sua lista de contatos no WhatsApp, uma sugestão de amizade pode aparecer no Facebook e Instagram, o contato aparece no Hangouts, e por aí vai.

Essa é uma função bastante interessante, uma vez que facilita a vida o usuário, mas ela também consome muita bateria do seu smartphone.

A melhor opção quando você quer que sua bateria dure um pouco mais é desativar a sincronização automática do aparelho e reativá-la apenas quando não estiver mais dependendo da duração da bateria ou fizer alguma atualização pontual.

Brilho automático

O brilho automático é um recurso bastante simples e que, praticamente, não levanta suspeitas, mas que também é um dos vilões no consumo de bateria.

Quando ativo, ele usa um sensor para identificar a iluminação do ambiente e adaptar o brilho da tela para o local. Em outras palavras, se estiver em uma sala escura o brilho será mais intenso, e se estiver em uma área externa a iluminação será moderada.

Isso pode ser conveniente, mas como a detecção da luminosidade é constante, o brilho automático acaba consumindo bastante energia.

Avalie se essa ferramenta realmente vale a pena para você e considere desativá-la e mudar o brilho da tela manualmente, quando quiser poupar a bateria.