Dicas e Curiosidades

ver todos

Pasta Segura: entenda como funciona e como aproveitar o recurso disponível do Galaxy

Postado em 02/01/2018

Pasta Segura: entenda como funciona e como aproveitar o recurso disponível do Galaxy

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Lançado juntamente com o Galaxy Note 7, o recurso de Pasta Segura permite aos usuários salvar arquivos e dados de navegação no smartphone em um espaço protegido por senha e biometria.

Em suma, é possível manter todo tipo de informação com muito mais privacidade, sejam mensagens, redes sociais ou informações bancárias, entre outras possibilidades. Mas não para por aí.

Além de oferecer mais segurança para documentos, fotos, vídeos e aplicativos, a Pasta Segura também possibilita a utilização de dois cartões SIM. Trata-se de uma alternativa interessante para quem precisa manter, simultaneamente, um número pessoal e um corporativo, por exemplo.

Como funciona a Pasta Segura no Galaxy?

Seu uso é bastante simplificado e a configuração da pasta não requer prática nem habilidade. Tudo é muito intuitivo. Basta seguir o passo a passo fornecido na tela do smartphone.

Após definir o tipo de proteção, é só acessar qualquer arquivo que esteja fora da pasta (como um vídeo) e movê-lo para o aplicativo. Na Pasta Segura, só será possível acessar os arquivos com a senha de desbloqueio que só o dono do smartphone possui.

Isso sem mencionar que a Pasta Segura também tem integração com o serviço de nuvem da Samsung. Dessa forma, o usuário consegue restaurar o backup da pasta simplesmente indo até as configurações dela e usando o Samsung ID.

Como os dados são protegidos?

Para aumentar a proteção dos dados armazenados, a Pasta Segura solicita uma senha de desbloqueio na hora do acesso. Isso pode ser feito de diversas maneiras, de acordo com a preferência do usuário. O Galaxy S8, por exemplo, oferece diversas possibilidades de desbloqueio da Pasta, desde o sistema de biometria (que pode ser cadastrada via leitor de íris ou impressões digitais) até a definição de uma senha por padrão ou PIN.

Para quem utiliza um aparelho para fins profissionais e pessoais, a Pasta ainda permite que o usuário crie um espaço dentro do aplicativo totalmente separado do restante do smartphone. Assim, é possível salvar diversos tipos de arquivo, dados de navegação e informações pessoais. E os usuários podem facilmente transportar dados privados do smartphone para dentro da Pasta Segura.

É possível duplicar aplicativos na Pasta Segura do Galaxy?

Sim! Esse é um dos recursos mais interessantes da Pasta Segura: a possibilidade de fazer cópias dos principais aplicativos. O usuário, então, pode utilizar diferentes perfis, uma vez que existirão, na prática, dois aplicativos: um protegido pela Pasta Segura e outro fora dela.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Os prós oferecidos por esse recurso são, basicamente, a possibilidade de separar trabalho de vida pessoal, bem como dados sensíveis de outros não tão sigilosos. Sem contar a possibilidade de duplicar aplicativos.

No entanto, nem tudo são flores com a Pasta Segura. Sua principal desvantagem está no fato de não suportar o Android Marshmallow ou versões mais antigas. Atualmente, o recurso é compatível somente com smartphones da Samsung que rodam versões iguais ou superiores ao Android 7.0.