Dicas e Curiosidades

ver todos

Pense duas vezes antes de fazer o teste “Com qual celebridade você se parece”

Postado em 20/04/2017

Pense duas vezes antes de fazer o teste “Com qual celebridade você se parece”

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Navegando pelo Facebook, você já deve ter deparado com algum amigo que compartilhou o resultado do teste “Com qual celebridade você se parece”. E, provavelmente, já deve ter ficado com a mão coçando para saber qual artista famoso você lembra. Se isso acontece, segure essa vontade!

Para fazer o teste é preciso conectar seu perfil do Facebook ao site da empresa VonVon. E é justamente aí que mora o perigo. O aplicativo de testes solicita uma série de permissões para vasculhar e até compartilhar as informações que você coloca em seu perfil do Facebook.

Isso inclui nome, foto, idade, gênero, idioma, país, páginas que você curte, além de outros dados não obrigatórios, como acesso à sua lista de amigos e ao seu e-mail de cadastro. Dessa forma, o site coleta essas informações para serem usadas para outros fins, como envio de e-mail marketing para divulgar seus novos produtos e, até mesmo, a venda de seus dados para outras empresas que querem otimizar seus anúncios.

Em sua defesa, a VonVon afirma que só coleta essas informações com o objetivo de gerar os resultados dos mais variados testes que a desenvolvedora de aplicativos faz.

Termos de uso

Segundo pesquisa da Kaspersky Lab, 63% dos usuários não prestam atenção nos termos de uso quando instalam um aplicativo. Ao aceitar todas as permissões solicitadas, o usuário coloca em risco sua própria privacidade. Além de vender os dados para uso comercial, alguns aplicativos chegam a mudar as configurações do sistema operacional de um smartphone ou tablet e a fazer publicações na timeline do usuário.

E, aqui, não há como reclamar se você concordou com esses termos. Por isso, recomenda-se perder alguns minutos para ler atentamente todas as permissões solicitadas. Caso seja pedido mais do que o necessário, é melhor nem baixá-lo.

Para diminuir a exposição de seus dados, você ainda pode editar as informações compartilhadas, demarcando as que não forem obrigatórias. Outra medida que você pode tomar é configurar suas publicações de modo que apenas você consiga ver o que o aplicativo posta em seu perfil.