Dicas e Curiosidades

ver todos

Pirataria dos leitores de cartões Micros da Oracle coloca em risco milhares de hotéis e restaurantes

Postado em 26/09/2016

Pirataria dos leitores de cartões Micros da Oracle coloca em risco milhares de hotéis e restaurantes

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Recentemente, a Oracle, gigante americana de soluções tecnológicas e softwares para empresas, identificou que certos leitores de cartões Micros, solução para pontos de venda como lojas e hotéis, foram atacados após serem infectados por um vírus.

Ainda não está claro o que gerou o ataque. A princípio, um único sistema foi invadido e, a partir dele, criminosos começaram a espalhar a praga para roubar as credenciais de usuários que efetuavam login no portal do cliente.

Essa infecção em terminais de ponto de venda Micros coloca milhares de hotéis, restaurantes e lojas do mundo inteiro em risco. Ao todo, calcula-se que mais de 330 mil estabelecimentos comerciais de 180 países utilizem o sistema de pagamento.

Enfrentando o ataque

Para controlar o problema, a Oracle, que adquiriu a Micros em 2014 por 5,3 bilhões de dólares, enviou um comunicado a todos os clientes, solicitando que eles alterem as senhas de todas as contas Micros o mais rápido possível.

Para deixar os clientes mais tranquilos, a empresa reforçou que todos os dados dos cartões de crédito estão protegidos. Para completar, os sistemas internos e outros serviços da empresa na nuvem não sofreram com esse ataque.

A invasão vem sendo atribuída a um grupo de cibercriminosos russos que realizou diversos ataques a bancos em 2014, movimentando cerca de 1 bilhão de dólares. O grupo está, ainda, envolvido em invasões semelhantes a outros fornecedores de sistemas de pontos de venda.