Dicas e Curiosidades

ver todos

Cuidado: programa que promete espionar as conversas dos amigos no WhatsApp é vírus!

Postado em 28/12/2016

Cuidado: programa que promete espionar as conversas dos amigos no WhatsApp é vírus!

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Seus dedos coçam para baixar um programa que promete espionar as conversas de seus amigos no WhatsApp? Segure-se! Pois o “WhatsEspião” nada mais é do que um vírus. Para se ter uma ideia, a PSafe calcula que mais de 100 mil usuários já foram afetados pelo ataque.

O golpe envia uma mensagem pedindo para que a vítima clique no link para baixar a nova funcionalidade do aplicativo que espiona as conversas de amigos.

Essa mensagem chega de um contato conhecido ou de um grupo do qual o usuário participa, o que induz muitas pessoas a clicar no link malicioso. Isso porque, antes de realizar o download do programa, o usuário precisa compartilhar o link com outros dez amigos ou em três grupos.

Além de espalhar a mensagem maliciosa, o usuário acaba baixando um aplicativo que não possui a funcionalidade prometida e que exibe propagandas. Como se não bastasse, as informações fornecidas pela vítima são usadas para cadastrar o celular em serviços premium via SMS.

No fim das contas, os anúncios exibidos aumentam o consumo da bateria e do pacote de dados do celular. Para completar, ao assinar serviços premium sem o usuário saber, os custos chegam nas faturas do cartão de crédito ou são descontados dos créditos do aparelho.

WhatsApp na mira dos criminosos digitais

Por conta de sua popularidade, o WhatsApp é alvo constante de golpes. Só neste ano, foi registrada uma série de ataques usando o aplicativo, que prometiam desde descontos em produtos de empresas e versões melhoradas de Pokémon Go até funcionalidades para descobrir quem visitou seu perfil e para realizar videochamadas no aplicativo.

É claro que, se alguma dessas promessas fosse verdadeira, elas não chegariam via mensagens, mas pelas fontes oficiais – como a própria empresa. Aliás, qualquer tipo de oferta que peça que o usuário compartilhe links com seus contatos é furada. E tem outra: por garantia, nunca baixe aplicativos fora de lojas oficiais.

Mesmo tendo essa prudência, ninguém está 100% livre de ser infectado por vírus. Para aumentar a segurança do seu dispositivo móvel, recomenda-se instalar um programa de segurança completo, como o UOL Segurança Digital. Ele faz uma varredura em seu aparelho, identificando e eliminando as ameaças virtuais.