Dicas e Curiosidades

ver todos

Proxy: o que é e por que devo usá-lo (ou não) em minha navegação?

Postado em 08/07/2014

Proxy: o que é e por que devo usá-lo (ou não) em minha navegação?

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

É comum em muitas empresas (ou escolas e universidades): a navegação em redes sociais, como Facebook e Twitter, é restrita. O que significa que os usuários não podem acessar esses sites - entre outros, conforme as normas da instituição.

O que diversos usuários perceberam é que ao usar um serviço de proxy, esse acesso é liberado. A solução funciona, também, para quem quer acessar sites do exterior que são limitados para o Brasil.

Mas o que é um proxy? Basicamente, ele funciona como um intermediário entre usuário e o servidor do site que ele quer visitar - driblando, assim, as normas da empresa ou universidade.

A segunda pergunta que aparece está relacionada com a segurança: mas isso é uma boa ideia? Na verdade, como qualquer serviço disponível pela web, existem boas opções de proxies, pagas e feita por empresas de confiança, e as versões gratuitas, que apresentam muito risco aos usuários. Conheça, abaixo, vantagens e desvantagens do serviço proxy:

Navegação anônima

Uma das maneiras de ter sua máquina invadida é quando o criminoso digital sabe o seu Protocolo de Internet (IP), o endereço na internet. Quando você usa um serviço proxy de qualidade, a sua navegação fica anônima. Isto porque ele gera um IP diferente do seu, fazendo que a sua navegação fique registrada no cache do seu destino. Assim, a missão do criminoso de achar a sua conexão fica mais difícil.

Mas nem tudo são flores. São muitas as opções de proxies gratuitos que são prgas disfarçadas. Aí, qualquer pessoa que usa o serviço está correndo o risco de passar seus dados pessoais ao criminoso.

Velocidade da conexão

Proxies gratuitos estão à disposição de todos usuários. Desse jeito, um único proxy pode ser usado por milhares de pessoas ao mesmo tempo, o que deixa a sua conexão muito mais lenta. Muitos desses proxies têm tempo útil pequeno, exigindo que o usuário procure outro serviço. Do outro lado, proxies pagos tendem a ter velocidade de navegação maior.

Cuidados antes de usar

Agora que colocamos vantagens e desvantagens, vamos aos cuidados. Se você realmente precisa do proxy, o mais aconselhável é que você adquira um serviço pago e aprovado por outros usuários. Procure na internet e em várias fontes para ter certeza da qualidade e confiabilidade do serviço.