Dicas e Curiosidades

ver todos

Rensenware: praga que bloqueia computadores e só os libera quando o usuário atinge pontuação absurda em jogo online

Postado em 29/05/2017

Rensenware: praga que bloqueia computadores e só os libera quando o usuário atinge pontuação absurda em jogo online

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

De uns tempos para cá, nunca se ouviu falar tanto em ransomware, principalmente após o poderoso ataque mundial que derrubou milhares de sistemas de empresas e usuários finais. Grosso modo, o vírus sequestra os dados de um computador e, na sequência, exige dinheiro de resgate da vítima.

No entanto, o “Rensenware” é uma variante um tanto quanto diferente da praga. Em vez de cobrar dinheiro (normalmente em bitcoins), o novo vírus só libera o computador do usuário quando ele atinge uma pontuação absurda no game japonês para PC “TH12 – Undefined Fantastic Object”. Para ser mais preciso, a vítima deve alcançar 200 milhões de pontos no modo mais difícil do game. O desafio é surreal até mesmo para os viciados no jogo online.

O autor, identificado como Tvple Eraser no Twitter, diz que não tinha nenhuma intenção maliciosa por trás de sua ação quando criou a praga. Na verdade, ele só queria fazer uma brincadeira (sem graça) com os fãs do game.

O problema é que ele colocou o código-fonte do vírus na internet. Foi aí que a brincadeira saiu do seu controle. Tvple Eraser chegou a se desculpar em suas redes sociais pela peça pregada que está causando transtornos.

Para piorar a situação, com o conhecimento do código-fonte, criminosos digitais podem criar versões mais maliciosas do “Rensenware”. Existe a possibilidade de desafiar a vítima a atingir a pontuação do jogo e, em seguida, ainda cobrar um resgate.

Não seja a próxima vítima

Basicamente, esse tipo de praga invade o seu computador quando você clica – mesmo sem intenção – em um link malicioso ou baixa um arquivo já contaminado. Além de uma boa dose de cautela, recomenda-se instalar um antivírus completo e atualizado que identifique e elimine as novas ameaças virtuais.

Com atualizações constantes, o UOL Segurança Digital reconhece, em tempo real, quais páginas e arquivos são maliciosos e, assim, impede que o usuário siga adiante. Não dá mais para navegar sem o mínimo de proteção!