Dicas e Curiosidades

ver todos

Root para Android: o poder que pode não compensar

Postado em 13/07/2014

Root para Android: o poder que pode não compensar

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Você sabe o que é o root do Android? Os termos são complexos, mas o processo é lembra o jailbreak do iPhone com iOS. Se você não conhece nenhum desses, vamos explicar. O root significa, resumindamente, que o usuário passa a ter acesso à raiz do seu aparelho Android (ou root, em inglês) e vai poder ter mais liberdade para gerenciar o seu aparelho.

Como o Android é um sistema operacional de código aberto, o root passa a permitir que diversos recursos antes proibidos possam ser usados. Quer gravar as conversas diretamente na tela de ligação? Pode fazer. Cansou do logo da operadora na imagem entrada? É só trocar. E isso é só um pouco do que o root libera. Então, o root é uma grande ideia, não?

É aqui que, como sempre, a segurança diz que o usuário precisa ter calma. Primeiro, por que o root permite que você faça modificações radicais no seu aparelho, inclusive excluindo aplicativos fixos do sistema que podem inviabilizar o uso do telefone. E esse é só um dos problemas. Saiba mais sobre o root para Android:

Qualquer um pode fazer (e fazer errado)

Os tutoriais são fáceis de encontrar pela internet. Amadores com conhecimento ou os próprios desenvolvedores ensinam usuários comuns a fazer o root de um Android. Mas tão comuns como os tutoriais são os avisos que eles não se responsabilizam se o seu smartphone virar um tijolo (ou bricar, como eles preferem dizer). Portanto, há alguns riscos se fizer o procedimento errado.

Na versão mais recente, Android L, o Google chegou a fazer modificações para dificultar ainda mais o processo de fazer o root. Então, se você não tiver conhecimento sólidos, pode correr o risco de ficar sem seu aparelho.

Problemas em fazer

Como citamos acima, a complexidade é um dos desafios para fazer o root. A outra, são os arquivos necessários. Muitos smartphones pedem a instalação (no computador e no próprio aparelho) de softwares que ajudam a fazer o root. Você já percebeu o problema, não? Isso pode significar que pessoas mal intencionadas podem fingir que pragas são esses programas de ajuda para o root. Baixe os arquivos somente nos lugares que a comunidade Android usa para discutir o assunto (como fóruns) e evite download de blogs.

Cuidados antes de usar

E o risco não para aí. Assim como com o jailbreak do iPhone, quem faz o root do Android, mesmo não fazendo nada ilegal, perde todas as garantias com operadoras e fabricantes. Ou seja, em caso de problema, terá que gastar dinheiro do próprio bolso para consertar (ou comprar um novo aparelho).