Dicas e Curiosidades

ver todos

Aumente sua segurança: configure um bloqueio pelo PIN do chip do celular

Postado em 07/04/2017

Aumente sua segurança: configure um bloqueio pelo PIN do chip do celular

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Embora 33% dos smartphones Android não possuam sequer uma senha de desbloqueio de tela – segundo dados da consultoria Duo Analytics –, este é o primeiro passo para manter um aparelho seguro.

Isso porque aplicar uma senha na tela inicial impede que seus dados (e a gente sabe que você tem muitos no smartphone) fiquem facilmente acessíveis a qualquer pessoa.

Com tantos truques e maneiras de violar um aparelho, reforçar a segurança do seu dispositivo móvel nunca é demais. Nesse sentido, vale a pena configurar um bloqueio, também, pelo PIN do chip do celular. Aí, quando você for desbloquear seu smartphone, ele vai exigir a senha padrão e, em seguida, o código PIN do chip.

Para saber como configurar um bloqueio pelo PIN do chip do seu celular Android, confira o passo a passo abaixo:

1. Vá até as configurações gerais do Android e, na seção “Privacidade”, pressione a opção “Segurança”.

2. Na próxima tela, selecione a opção “Definir bloqueio do cartão SIM”.

3. Na sequência, ative a solicitação do PIN para utilizar o telefone. Nisso, seu aparelho pede que você digite o PIN atual. Se essa é a primeira vez que está atualizando, provavelmente o PIN deve ser “1111” ou “1010”, que são os códigos padrões. Como você só tem três tentativas, é melhor que ligue para sua operadora e confirme o código que eles usam.

4. Por fim, selecione a opção “Alterar PIN do SIM”. Aí, você deve digitar um novo código de 4 a 8 dígitos e confirmá-lo na sequência. Lembre-se: quanto maior for sua senha, mais difícil se torna para algum engraçadinho descobri-la.

Viu como é fácil reforçar a segurança do seu dispositivo? Mas isso não é suficiente para combater as pragas virtuais que estão espalhadas em sites e lojas de aplicativos. O melhor jeito de eliminar esse perigo é instalando um antivírus em seu smartphone. Uma ótima sugestão é o UOL Segurança Digital que, além de proteger das ameaças móveis, ainda possui recursos antifurto.