Dicas e Curiosidades

ver todos

Se realizar uma chamada de voz pelo Skype, não digite! Entenda

Postado em 25/08/2017

Se realizar uma chamada de voz pelo Skype, não digite! Entenda

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Os aplicativos de troca de mensagens praticamente aposentaram os telefones. Hoje em dia, utilizamos Skype, Hangouts ou WhatsApp para mandar texto em tempo real e, inclusive, realizar chamada de voz e vídeo com amigos, familiares e colegas de trabalho.

O problema é que é normal conversarmos pelo Skype, por exemplo, e utilizar o computador para outras atividades ao mesmo tempo. Além de não ser muito elegante com a pessoa do outro lado da tela, digitar no teclado enquanto realiza uma chamada de voz pode ser perigoso.

Graças à inteligência artificial, é possível descobrir o que você está digitando em seu computador. Isso porque quase todos os teclados físicos possuem um som vagamente diferente. Então, se a conversa for gravada, uma inteligência artificial pode decifrar quais teclas foram pressionadas.

Vale destacar que a precisão não é perfeita, mas o acerto já é bem considerável. Ou seja, mesmo que a inteligência artificial não forme palavras corretamente, dá para decifrar frases digitadas de acordo com o contexto.

O lado positivo é que senhas de acesso dificilmente serão descobertas por esse caminho, uma vez que elas normalmente não são palavras reais. Pelo menos, por enquanto, que a inteligência artificial ainda está em fase inicial.

>> Aproveite e confira 4 dicas para criar uma senha segura

Como funciona na prática

Durante uma conferência de hackers em Las Vegas, pesquisadores fizeram um teste para provar a eficiência desse método. Mesmo após o som ter sofrido alterações no meio da transmissão online, as gravações mantêm informações suficientes para alimentar um sistema de aprendizado de máquina.

Nisso, o algoritmo de demonstração forneceu um resultado inteligível e plausível em poucos segundos. Para ter mais eficiência, a inteligência artificial precisa saber o layout e a configuração de idioma do teclado da vítima.

Embora seja bem complexo esse esquema de espionagem, é melhor não dar sopa para o azar. Portanto, para proteger sua privacidade, evite digitar no seu computador enquanto realiza uma chamada de voz.

Ah, se você ainda utiliza senhas que formam palavras e frases reais, aproveite para substituí-las por algo mais complexo. De preferência, que mesclem letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Para ajudar nesse sentido, conte com um gerenciador de senhas gratuito.