Dicas e Curiosidades

ver todos

Serviço de mineração é invadido e perde 63 milhões de dólares em bitcoins

Postado em 02/01/2018

Serviço de mineração é invadido e perde 63 milhões de dólares em bitcoins

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Enquanto este texto estava sendo produzido, a cotação do bitcoin estava em 12.048 dólares – mas esse valor já foi superior a 15 mil dólares. Com a criptomoeda em alta, os criminosos digitais enxergam uma grande oportunidade de obter grandes ganhos financeiros.

E a vítima mais recente foi a NiceHash, um serviço especializado em mineração de moedas digitais. A empresa afirma que seu sistema foi invadido, gerando um prejuízo de aproximadamente 63 milhões de dólares em bitcoins.

>> Leia também Bitcoins: o que são e como usar com segurança as moedas virtuais

É importante reforçar que a NiceHash funciona como uma plataforma que disponibiliza computadores para que usuários minerem criptomoedas. A maioria dos clientes transferem seus ganhos para carteiras próprias. No entanto, outros preferem acumular os valores na carteira da empresa. E foram estes que mais sofreram com a invasão.

De quem é a culpa?

Em comunicado oficial, a NiceHash explica que os invasores conseguiram, graças a uma vulnerabilidade em seu sistema de pagamentos, esvaziar totalmente a carteira digital controlada pela empresa.

Mas, para algumas pessoas, a história está muito mal contada. Elas, então, começaram a desconfiar que o suposto ataque teria partido da própria NiceHash, uma vez que ela não soube explicar como a invasão ocorreu. Muitos clientes exigem provas do ataque.

No comunicado, a NiceHash afirma apenas que está fazendo a sua própria investigação e que já denunciou o incidente às autoridades.