Dicas e Curiosidades

ver todos

Seu Twitter foi invadido? Saiba como recuperar a conta

Postado em 05/06/2013

Seu Twitter foi invadido? Saiba como recuperar a conta

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

No início deste ano, cerca de 250 mil contas do Twitter foram invadidas no mundo todo. Segundo a própria empresa, os usuários tiveram dados de seu perfil roubados por criminosos digitais “sofisticados”, que conseguiram ter acesso a logins, senhas e e-mails das vítimas. Pode acontecer com qualquer um.

Celebridades, por exemplo, são alvos comuns de ataques. No ano passado, o perfil do Justin Bieber foi hackeado. Os invasores publicaram mensagens de mau gosto contra o cantor e seus 19 milhões de seguidores.

Nem mesmo as grandes empresas conseguem se safar das invasões. Em abril, o Twitter da agência de notícias americana Associated Press publicou a falsa mensagem: “Urgente: Duas explosões na Casa Branca, Barack Obama está ferido”. O texto provocou pânico e fez as ações dos EUA despencarem.

Se algo parecido ocorrer com você – nas devidas proporções, é claro – é importante saber como lidar da melhor forma com a situação. Ao perceber algo estranho em sua conta, siga os passos a seguir:

1 – Descubra se sua conta foi invadida

Se a sua conta tem mensagens diretas ou tweets estranhos, passou a seguir ou deixou de seguir pessoas, ou, principalmente, recebeu uma notificação do Twitter dizendo que o e-mail associado à sua conta foi mudado (e não foi você que fez isso), sentimos informar: seu perfil foi invadido.

2 – Mude a sua senha imediatamente

Tentou entrar na página do Twitter com seu login e senha, e não conseguiu? Entre na área de suporte ou clique em “Esqueceu sua senha?” e preencha os dados solicitados. Você vai receber um e-mail ou um SMS que possibilita a redefinição da senha. Escolha uma nova senha com o cuidado de torná-la o mais difícil possível.

3 – Remova o app que julgar necessário

Entre nas configurações do Twitter e cancele o acesso a aplicativos externos que você não reconhece ou não usa mais. Esses apps de terceiros (Facebook, por exemplo) que acessam sua conta podem ter sido a fonte de entrada do invasor no seu perfil.

4 – Apague todas as mensagens falsas

Não deixe de registrar a tela com os tweets e DMs postadas pelo criminoso digital, mas logo depois exclua tudo para que outras pessoas não sejam prejudicadas clicando em links maliciosos. Também é importante avisar aos seus seguidores do ocorrido, de preferência na página inicial de seu perfil.

5 – Proteja sua conta de agora em diante

Faça uma varredura na sua máquina usando um bom antivírus (usando o UOL Antivírus, você pode fazer isso gratuitamente) para identificar arquivos maliciosos. Instale atualizações de segurança para seu sistema operacional e aplicativos. Mude sua senha de tempos em tempos, fique atento a links suspeitos e sempre confira a URL da página antes de clicar.