Dicas e Curiosidades

ver todos

Alerta: seu cartão de crédito Visa pode ser hackeado em 6 segundos

Postado em 06/02/2017

Alerta: seu cartão de crédito Visa pode ser hackeado em 6 segundos

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Se você usa cartões de crédito da bandeira Visa, é melhor ficar atento! Especialistas descobriram uma falha de segurança nos padrões numéricos que permite que os dados dos cartões sejam descobertos em apenas seis segundos.

O estudo foi realizado e divulgado por uma equipe britânica da Universidade de Newcastle. Ele afirma que usando apenas os primeiros seis dígitos de qualquer cartão de crédito da operadora – onde estão representados o código do banco e o tipo do cartão – é possível calcular o restante dos dígitos, a validade e o CVV (código de segurança do cartão) de qualquer cartão da bandeira.

O cartão pode ser hackeado a partir de um software criado para essa finalidade e uma ligação à internet, usando um ataque de Distributed Guessing Attack, utilizando boots para tentar em diversas lojas online.

Durante a pesquisa, diversas combinações foram realizadas a partir dos seis primeiros dígitos com outros possíveis números. E, em milhares de tentativas, muitas delas acabaram passando

Segundo o estudo, os sistemas da rede de pagamentos não detectam várias tentativas feitas para adivinhar esses códigos, permitindo, assim, que os ataques continuem. E não para por aí. Os pesquisadores afirmam, ainda, que a falha usada para conseguir obter os códigos já existe na rede de pagamentos Visa há alguns anos.

Atualmente, todos os cartões da Visa continuam expostos a esse tipo de ataque. Mas pode ser que o problema esteja com os dias contados, uma vez que a companhia afirmou já estar trabalhando para solucionar a situação, assim como a MasterCard fez há algum tempo, implementando medidas para frear essas investidas criminosas.

Pagamento alternativo

Enquanto houver a possibilidade desse ataque (e mesmo depois de sua correção), vale a pena você conhecer e usar o cartão de crédito virtual. De modo geral, ele é um espelho do seu cartão de crédito físico. Basta solicitar ao aplicativo ou ao serviço de internet banking do seu banco para gerar um número e um código de segurança provisórios. Com essas combinações de números, você consegue fazer compras online com segurança, uma vez que, depois do prazo, os dados desse cartão se tornam inválidos.