Dicas e Curiosidades

ver todos

Por água abaixo: Como salvar seu smartphone que caiu na água

Postado em 19/09/2017

Por água abaixo: Como salvar seu smartphone que caiu na água

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

O smartphone nos acompanha a todos os lugares. Por isso, não é difícil imaginá-lo nas suas mãos no banheiro, na cozinha ou até na piscina. E, desse jeito, acidentes, como cair na água, podem acontecer.

Não importa se foi na pia da cozinha lavando louça, no vaso sanitário ou na piscina. Em vez de ficar desesperado, procure seguir alguns passos para salvar o seu smartphone da morte. Aqui, vale lembrar que as recomendações a seguir não garantem 100% que o aparelho sobreviva, são apenas tentativas de salvá-lo.

Confira:

1º) Tire-o imediatamente da água

É óbvio, mas para tentar o salvamento você precisa tirá-lo da água. Seja o mais rápido que puder. Tire o seu celular imediatamente de lá, tentando evitar que entre ainda mais água no aparelho e faça um estrago ainda maior.

2º) Desligue o aparelho

Se você conseguiu tirá-lo rapidamente da imersão, há chances de que ele não esteja completamente quebrado. Caso ele ainda estiver ligado (sabe-se lá como), você precisa desligá-lo.

Ah, e só pense em ligá-lo novamente depois de seguir todos os passos desta lista, hein! Isso porque ficar ligando e desligando o aparelho molhado pode causar um curto-circuito. Aí, é morte do smartphone na certa.

3º) Repouse o aparelho, remova as peças e seque tudo

Em seguida, você precisa colocar o smartphone sob um pano seco ou um papel-toalha para secar tudo. Enquanto a água vai sendo absorvida, remova capa, tampa, bateria, chip e cartão de memória. Tudo o que for possível tirar do aparelho. Seque e deixe essas peças de lado.

Agora, deixe o aparelho, em si, o mais seco possível, tirando todas as gotinhas de água. Uma maneira para agilizar esse processo é utilizando um aspirador em pó. Mas evite deixar o aspirador muito perto do celular para não criar eletricidade estática. Aqui, nunca use micro-ondas ou secador de cabelo. Eles só vão piorar a situação.

4º) Arroz cru ajuda a extrair a umidade

Certamente, você tem arroz na sua casa e ele será muito importante nessa etapa. Depois de separar o aparelho e secá-lo, você vai colocá-lo, junto com arroz cru, em um saquinho com fecho zip, para remover todo o ar.

Pode parecer lenda de internet, mas essa tática funciona em alguns casos. Isso porque o grão ajuda a absorver a umidade que está no interior do dispositivo.

Além do arroz, é bom ter (muita) paciência – serão necessários três dias de espera. Com esse procedimento, mesmo a água que estiver dentro do aparelho será eliminada.

Depois dessa longa espera, vale dar mais uma secada no aparelho com papel-toalha ou um pano. E agora está na hora da revelação: teste o seu smartphone.

Se você não conseguir ligar o aparelho, nem tudo está perdido. Tente ligá-lo no carregador sem a bateria. Aí, se funcionar, só a bateria foi perdida, você só vai precisar comprar outra.

Boa sorte e mais atenção com o seu aparelho, hein!