Dicas e Curiosidades

ver todos

Seu fone de ouvido pode gravar suas
conversas sem você saber

Postado em 28/12/2016

Seu fone de ouvido pode gravar suas conversas sem você saber

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

O FBI alertou que alguém pode ligar a webcam do seu notebook e assistir a todos os seus movimentos. A mais recente descoberta é que o seu fone de ouvido pode gravar suas conversas, de acordo com especialistas de segurança da Universidade Ben-Gurion, em Israel. Remotamente, o Speake – nome dado ao código malicioso – faz com que típicos fones de ouvido assumam a função de microfones.

Em outras palavras, uma vez conectado a um computador, seu fone de ouvido se transforma em um dispositivo de espionagem.

Nos testes realizados, a qualidade do áudio é excelente, até quando o usuário espionado está a 6 metros de distância do computador invadido. Mesmo que o experimento tenha sido feito apenas em PCs, os pesquisadores acreditam que smartphones e tablets apresentam vulnerabilidade semelhante.

Proteja-se

Ninguém quer ter a privacidade invadida. Para tanto, é preciso adotar uma série de medidas de segurança. Quando você não estiver usando, procure remover ou desativar o microfone de seu computador. Por mais que isso não impeça os invasores de captar suas conversas, a qualidade do áudio fica prejudicada.

Mas isso é só o começo. Em computadores, tablets e smartphones Android, a melhor solução para se ver livre de vírus é instalar o UOL Segurança Digital. Basicamente, ele detecta, bloqueia e remove programas maliciosos e espiões. Em resumo, trata-se de uma barreira a mais de proteção à sua privacidade.