Dicas e Curiosidades

ver todos

Sorteios no Facebook: eles podem ser furada

Postado em 16/08/2017

sorteios_no_facebook_podem_ser_furadas

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

“Por conta do aniversário da companhia, estamos sorteando duas passagens aéreas. Compartilhe este post e participe da promoção.”

Recentemente, mensagens do tipo circularam pelo Facebook. Só que tudo isso seria bom demais para ser verdade, né? Apesar de ser um truque antigo, muitas pessoas continuam caindo nesses golpes.

Para fazer com que as pessoas cliquem no link do suposto sorteio, as mensagens dão um senso de urgência, basicamente falando que a inscrição para a promoção tem prazo curto. Aí, os usuários, receosos de perder o tempo do sorteio, clicam no link e são redirecionados a uma página com perguntas relacionadas à empresa em questão.

Mais para a frente, o usuário deve inserir seu número de celular. Pronto, mais uma vítima. Automaticamente, o número do celular será inscrito em um serviço pago com taxas diárias. Para piorar a situação, o usuário descobre que nenhuma passagem aérea gratuita estava em jogo.

Sorteios falsos não são nenhuma novidade no Facebook. A seguir, relembre alguns casos famosos e saiba o que fazer para não cair mais nessas armadilhas.

Sorteio da Apple

Volta e meia, surge um post de uma página falsa da Apple sorteando os últimos modelos de iPhone. Isso acontece desde 2011 e, mesmo assim, muitas pessoas continuam compartilhando e curtindo o post.

No começo do ano passado, por exemplo, a página falsa AppleBR afirmou estar sorteando um iPhone 6 Plus Prata. Para participar do sorteio, o usuário era obrigado a curtir a página e interagir com o post. Em poucos dias, a publicação já estava com mais de 200 mil compartilhamentos e quase 100 mil likes.

É claro que esse sorteio era falso. Aqui, a intenção do autor era aumentar rapidamente a base de seguidores da página para vendê-la na sequência. Muitas empresas decidem comprar páginas com um bom número de seguidores quando começam a investir no Facebook.

Sorteio da Honda

Em 2013, a página falsa intitulada Honda Automóveis Inc. estava sorteando um carro seminovo. Os usuários que curtissem a página e compartilhassem o post estariam concorrendo ao automóvel. Como centenas de pessoas estavam envolvidas com a publicação, a página oficial da Honda alertou para o golpe.

Provavelmente, a intenção do autor também era ampliar o número de seguidores da página para depois vendê-la para alguma empresa.

Não caia no golpe

Em primeiro lugar, não custa lembrar que as empresas visam ao lucro e, portanto, nenhuma oferece seus produtos gratuitamente, ainda mais algo caro. Quando deparar com alguma publicação do tipo, desconfie bastante. Caso tenha dúvidas, procure canais oficiais da empresa para saber da veracidade do sorteio em questão.

Se a promoção redireciona para uma página web que solicita informações pessoais e dados bancários, a atenção deve ser redobrada. Pode ser um ataque de phishing. Quem usa o UOL Segurança Digital sabe quando um site é malicioso ou não e, assim, não fornece seus dados facilmente a terceiros. Faça o mesmo!