Dicas e Curiosidades

ver todos

Cuidado: sua senha de bloqueio de tela do Android pode ser facilmente descoberta

Postado em 06/02/2017

Cuidado: sua senha de bloqueio de tela do Android pode ser facilmente descoberta

469.000
novas ameaças são encontradas
por semana na internet.

Se você quer uma
navegação segura e total
proteção
para seus dados
garanta a proteção do
UOL Antivírus

baixar agora

Na hora de ligar os pontos para desbloquear os aparelhos Android, os usuários estão usando desenhos semelhantes e fáceis de adivinhar. Normalmente, os desenhos são pouco criativos e formam letras simples, como C, O, N, S, M ou L (veja na imagem abaixo).

Cuidado: sua senha de bloqueio de tela do Android pode ser facilmente descoberta

Quem afirma isso é a Universidade de Ciências e Tecnologia da Noruega. Após estudar mais de 4 mil combinações, o estudo identificou que 44% das senhas começam no ponto esquerdo superior. Além disso, 77% dos usuários usam um dos quatro cantos da tela como ponto de partida de suas senhas.

Por fim, a maioria das pessoas faz senhas com apenas quatro traços ligando os pontos, o que permite apenas 1.624 combinações. Aqui, vale lembrar que o número máximo de traços permitido é nove. Assim, é possível criar mais de 140 mil tipos de combinação.

Senhas mais seguras

Se você quer manter a privacidade dos dados armazenados em seu smartphone Android, o primeiro passo é criar uma senha mais complexa de bloqueio de tela. Isso significa que ela deve ser extensa e fugir dos movimentos comuns, como da direita para a esquerda e de cima para baixo.

E tem mais: apesar de o desenho ser o modelo padrão de senha do Android, você pode optar por usar um código PIN ou uma senha numérica, em vez dos pontos. Para tanto, vá em Ajustes > Tela > Bloqueio de Tela. Ali, você seleciona o tipo de senha que quer usar (PIN numérico, desenho ou senha alfanumérica).

A dica, aqui, segue a mesma lógica: insira mais de oito caracteres, evite sequências óbvias e datas de aniversário. Assim, você dificulta a vida de bisbilhoteiros e de bandidos, caso seu aparelho caia em mãos erradas.

Por fim, valer lembrar que somente a senha não é suficiente para a proteção total de seu aparelho e dados. Você precisa contar com uma solução de segurança completa contra vírus e malwares e recursos que possam ajudar a localizar o aparelho, caso ele seja perdido ou roubado. Sabe onde encontrar tudo isso? No UOL Segurança Digital. Confira e contrate!